Maior aeroporto da América do Sul terá mais voos a partir de outubro

Avianca uma das aéreas mais pontuais do mundo alerta para risco de atrasos no aeroporto de Bogotá, que receberá 74 voos por hora a partir de outubro

Por Wesley Lichmann Publicado em 15/09/2023, às 12h10

El Dorado é o principal centro de conexões da Avianca - Reprodução

As autoridades colombianas decidiram aumentar a capacidade do aeroporto internacional El Dorado, em Bogotá, na Colômbia. O atual maior aeroporto da América do Sul receberá mais voos entre o dias 29 de outubro a 30 de março de 2024.

Durante o período, os reguladores aumentaram de 66 para 74 as autorizações de pousos e decolagens (slots) por hora no aeroporto internacional de Bogotá, retomando aos níveis operacionais mais altos registrados de sua história.

A Avianca, principal operadora do terminal, questiona o aumento do número de voos. A companhia que é uma das mais pontuais do mundo alerta para riscos de congestionamento e significativos atrasos nos voos.

Embora esteja investindo US$ 423 milhões para ampliar sua presença no país, a Avianca afirma que o aumento dos slots é maior que os 68 sugeridos pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Os executivos da empresa advertem que o fluxo de aviões exigirá uma coordenação entre os órgãos administrativos, reguladores e as concessionárias não só na capital, mas também em  Medellín, Cali e Cartagena.

O aeroporto internacional de Bogotá movimentou 35,5 milhões de passageiros em 2022, superando os 34,4 milhões de embarques e desembarques registrados em Guarulhos, na grande São Paulo, tornando-se o mais movimentado da América do Sul, e o segundo maior da América Latina, abaixo apenas do terminal da Cidade do México.

movimento Aeroportos passageiros Pousos Slots Iata Avianca América do Sul Aeronaves Colômbia Bogotá hub decolagens BOG Embarques Desembarques El Dorado

Leia também

Avianca investirá US$ 473 milhões para aumentar sua frota
Aeroporto de Bogotá superou Guarulhos como o mais movimentado da América do Sul