Maior aeroporto da América do Sul deve estabelecer novo recorde

Aeroporto de Bogotá deve apresentar crescimento de 9,85% no número de passageiros em 2023

Por Wesley Lichmann Publicado em 20/10/2023, às 17h30

Avianca é a principal operadora do aeroporto de Bogotá, com 53% dos voos - Divulgação

O aeroporto internacional de El Dorado, em Bogotá, deve movimentar cerca de 39 milhões de passageiros em 2023, crescimento de 9,85% na comparação anual, estabelecendo um novo recorde histórico para o terminal.

No ano passado o aeroporto de Bogotá retomou em 101% as operações em relação a 2019, ano pré-crise sanitária, ultrapassando os 35,1 milhões de embarque e desembarques registrados quatro anos antes, quando um crescimento de dois digítos era esperado.

A partir do próximo dia 29 de outubro o aeroporto da capital colombiana aumentará de 66 para 74 as autorizações de pousos e decolagens (slots), em resposta a demanda da temporada de verão. A amplição da capacidade ficará vigente até o final de março de 2024.

Principal centro de conexões da Avianca, que concentra 53% das operações totais do terminal aéreo, El Dorado ocupa a vigésima nona posição entre os principais hubs mundiais, sendo o segundo mais importante da América Latina, superado apenas pelo Beníto Juarez, na Cidade do México.

Um estudo apresentado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) aponta que o aeroporto colombiano poderia aumentar sua capacidade em 47% com a implementação de 23 medidas pelas autoridades do país. 

Entre as recomendações iniciais que poderiam ser executadas dentro do prazo de até um ano, estão a redução da separação das aeronaves, melhorias no uso e ocupação da pista e a otimização da estrutura atual do terminal de passageiros, com o uso de novas tecnologias.

Outras ações como novos procedimentos de decolagem de acordo com o desempenho de cada avião, melhor otimização da utilização paralela das duas pistas principais, construção de saídas rápidas e uma melhor gestão aeroespacial são citadas pela IATA.

A possibilidade da construção de uma terceira pista também foi apresentada pela associação das companhias aéreas, além da revisão dos procedimentos de chegada (STAR) e de saída (SID), que seriam desenvolvidas dentro de dois anos e meio.

O relatório afirma que com a adoção dessas medidas, El Dorado poderia ter operações semelhantes ao aeroporto de Heathrow, em Londres, que tem configuração de pista equivalente.

No ano passado cerca de 273 mil pousos e decolagens foram registrados, com 80,72% dos voos chegando dentro do horário programado.

A Avianca, uma das companhias aéreas mais pontuais do mundo alerta para riscos de congestionamento e significativos atrasos nos voos nos próximos cinco meses. A empresa afirma que o aumento dos slots é maior que os 68 sugeridos pela IATA.

 

Aeroportos Voos passageiros Pousos Iata Avianca Aviões Relatório Colômbia estudos decolagens El Dorado Procedimento Aeroporto de Bogotá

Leia também

Avianca apresentou sua nova marca
Aeroporto de Bogotá superou Guarulhos como o mais movimentado da América do Sul