Lula trocará o avião presidencial

Presidente Lula trocará o A319, o atual avião presidencial, pelo Airbus A330-200 de maior capacidade e alcance

Redação Publicado em 31/05/2023, às 14h01

Atual VC-1, derivado do A319, foi adquirido por Lula em 2005 e plano é agora substituir novamente o avião presidencial - Ricardo Stuckert/PR

Conforme adiantado por AERO Magazine, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu trocar o avião presidencial, substituindo os atuais VC-1 (A319ACJ) pelo Airbus A330-200, recém-adquiridos pela FAB. Originalmente o plano era conversão das duas aeronaves para o padrão de reabastecimento estratégico, onde seriam designadas como KC-30.

Agora o plano é adaptar ao menos um dos A330 para missão presidencial, ganhando novo interior e capacidades adicionais, como comunicação via satélite e comodidades para transporte da comitiva presidencial.

Há vários meses o Planalto avaliava a troca dos VC-1, também conhecidos como Aerolula, por um avião de maior capacidade e alcance. O VC-1 tem capacidade para 39 passageiros e alcance máximo de 7.000 quilômetros. Adquiridos em 2005, os VC-1 são baseados no A319 ACJ, a versão de transporte corporativo, mas que foi encomendado sem todos os tanques suplementares, que elevariam o alcance para quase 11.100 quilômetros. Na ocasião a justificativa foi que com maior capacidade de combustível o avião poderia transportar menos passageiros.

Em fevereiro de 2023 a comitiva presidencial utilizou o A330-200 recém-adquirido pela FAB na viagem para os EUA

 

Agora o Planalto planeja adaptar ao menos um dos A330 da FAB para missões presidenciais. Segundo o site Poder360, o projeto foi apresentado hoje (31) para o presidente durante almoço com o Comando da Aeronáutica.

De acordo com fontes consultadas por AERO Magazine, diversos oficiais do Comando da Aeronáutica se mostraram contra o uso dos A330 para missão presidencial. Ainda que a conversão para o padrão MRTT planejada, que daria sentindo a designação KC-30, permita incluir o interior VIP, a operação se torna complexa e onerosa.

A FAB ao longo de quase trinta anos operou um dos seus KC-137, conhecido como Sucatão, nessa configuração híbrida. Na ocasião o avião, de matrícula FAB 2401, contava com interior VIP e capacidade de reabastecimento em voo. Entretanto, seu uso em operações militares era restrito, visto a necessidade de priorizar os voos oficiais de Estado e evitar comprometer a segurança do avião, além de poupar sua vida útil e horas de voo disponíveis.

A escolha do A330 para voos presidenciais ocorreu logo no início do ano, quando o presidente voou para Washington, nos Estados Unidos, em um dos aviões recém-chegados. Ainda que conte com o mesmo interior usado anteriormente pela Azul Linhas Aéreas, a comitiva presidencial aprovou o uso do modelo. A intenção agora será converter o designado KC-30 para um interior VIP, que reduzirá a capacidade de transporte, hoje acima dos 200 lugares, mas que oferecerá grande alcance, superior aos 10.000 quilômetros, e uma área presidencial privativa.

Ainda que não tenha sido oficialmente divulgado, a intenção será instalar suíte presidencial, com chuveiro, salas de reunião, espaço para transporte da comitiva, entre outros.

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