Fabricante italiano recebeu encomendas de três helicópteros VIPs durante a Labace 2022
Marcel Cardoso Publicado em 12/08/2022, às 15h33
A Leonardo anunciou a encomenda de três helicópteros na Labace 2022, evento que terminou ontem (11), em São Paulo. São duas aeronaves AW169 e um AW109 Trekker. Um AW169 e o AW109 Trekker serão entregues a um operador privado no final de 2023.
Único helicóptero de última geração em sua categoria por 30 anos, o AW169 apresenta uma gama de inovações, combinando de forma única a economia de um bimotor leve e a possibilidade de maior carga útil, resultando em maior alcance e volume.
O conforto do cockpit e da cabine para tripulantes e passageiros tem o suporte de capacidade de uma APU (Auxiliary Power Unit), permitindo que sistemas importantes como ar-condicionado, aquecimento e rádio funcionem aproveitando a energia gerada por um dos dois motores. Isso contribui para um ambiente e utilização ideais dos equipamentos de bordo, em qualquer condição climática e geográfica, sem a necessidade de manter os rotores funcionando, o que se traduz em maior segurança, menos ruído e menor consumo de combustível e emissões. O moderno glass cockpit digital possui tecnologia de tela sensível ao toque e uma representação versátil de todas as principais informações, proporcionando maior consciência situacional ao piloto que pode reduzir a carga de trabalho para se concentrar na missão, aumentando a segurança de cada voo.
Os últimos pedidos do AW169 elevam para 14 o número de aeronaves de última geração desse tipo adquiridas por operadoras VIP no Brasil. A expectativa é de que uma delas seja entregue ao comprador ainda no segundo semestre.
O projeto do AW109 Trekker foi baseado no AW109 light twin, referência nesta categoria no Brasil. O primeiro bimotor leve da Leonardo a oferecer trem de pouso deslizante, o AW109 Trekker mantém a estrutura do AW109 Grand, com cabine grande e desempenho de primeira classe, e oferece maior carga útil a um custo competitivo, sendo adequado para atender aos rigorosos requisitos dos operadores em termos de capacidade e custo-benefício, segundo o fabricante. A aeronave está equipada com um glass cockpit Genesys Aerosystems de última geração que pode ser configurado de acordo com as necessidades do cliente: um ou dois pilotos, VFR ou IFR.