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A marca de helicópteros AGUSTA VIP da Leonardo apresenta novas soluções e serviços

O líder mundial em helicópteros VIP apresenta sua nova gama de produtos totalmente inovadores


Leonardo Helicopters
Leonardo Helicopters

Com uma frota global de mais de 900 helicópteros realizando uma série de missões de transporte de passageiros, incluindo transporte privado, transporte corporativo, fretamento, serviços regulares e transporte VVIP/governamental, a Leonardo lidera o mercado de helicóptero multimotor com 45% de participação no mundo. O mercado de helicópteros VIP na última década, alavancando os principais diferenciais que tornaram sua linha de modelos dedicada a referência em velocidade e desempenho geral de primeira classe, elevado grau de personalização, excelente conforto de cabine, tecnologia de navegação e missão atualizados, certificação e padrões de segurança mais recentes e um distinto estilo italiano.

Com base em elementos introduzidos com a chegada do helicóptero bimotor leve A109 nos anos 1970, e estendidos aos bem-sucedidos modelos subsequentes, a nova marca Agusta pretende agora trazer esses fatores distintos e notórios entre os operadores mundiais, com uma nova dimensão adicionando novas soluções e serviços à medida que a tecnologia evolui. Sem dúvida será muito bem recebida no Brasil, um dos principais mercados para a Leonardo, que é líder no mercado de helicópteros VIP.

A primeira evidência do caminho a seguir combinando herança e inovação ocorreu com a apresentação do novo terminal de helicópteros designado Casa Agusta, em conjunto com a Falcon Aviation, em Dubai no final de 2021. Junto estava o revolucionário tiltrotor AW609 exibido na mesma ocasião. A Leonardo já estava projetando aos usuários e passageiros as mudanças em um cenário não tão distante no uso do espaço aéreo. Em áreas urbanas e centros urbanos de conexão, poder trazer os serviços de transporte privado do aeroporto para o centro da cidade, com um terminal totalmente operacional, e mostrar o primeiro conjunto de tiltrotor do mundo a obter a certificação civi, abre novas possibilidades com conexões ponto a ponto entre helicópteros e rotorcraft.

New York

A Leonardo está agora fornecendo uma atualização sobre os planos mais recentes para as novas opções e serviços dedicados aos operadores de helicópteros VIP/corporativos sob a iniciativa da marca Agusta. Isso inclui os layouts Interior Moods, um novo plano de serviço de manutenção integrado e uma seção Agusta dedicada no Portal do Cliente Leonardo Helicopter.

O Interior Moods, inicialmente criado para os helicópteros AW169, AW139 e AW189, consiste em três opções totalmente novas – inspiradas nos nomes de cidades icônicas – para layouts de interiores baseados em cores, materiais, configurações de assentos e opções de bordo específicas elegantes.

Agusta London

E permitem que os clientes selecionem e criem o seu habitat ideal e perfeito, que melhor espelha a sua personalidade e corresponde às suas expectativas. Indo da sensação de calor, harmonia e pureza de 'Florença', até a coexistência de opostos em 'Londres' como tradição e inovação, e a energia e paixão demonstradas por 'Nova York' e sua cosmopolita fertilização cruzada de hábitos e comportamentos.

O novo plano de serviço de helicópteros AGUSTAforYOU, desenvolvido especificamente para operadores de helicópteros corporativos, tem como objetivo aumentar a disponibilidade das aeronaves, reduzir custos de inventário e otimizar despesas, abrangendo a manutenção programada e não programada de componentes de fuselagem, aviônicos e outros itens.

Agusta Firenze

Entre os modelos já inclusos no programa estão os AW109 GrandNew, AW169 e AW139, mas existem planos de estender para outras plataformas no futuro. Além disso, no Portal do Cliente do Helicóptero Leonardo, os operadores VIP terão uma área dedicada para verificar o andamento e o status de fabricação e testes de seus helicópteros, incluindo também imagens. No geral, essas etapas visam fornecer respostas mais distintas para atender aos requisitos de exclusividade e tornar a propriedade e as operações desde o primeiro dia uma verdadeira experiência de 360° ao escolher a Agusta. Os helicópteros VIP da Leonardo também apresentam uma variedade de tecnologias de segurança, conforto, navegação e eficácia da missão, suporte e treinamento.

Um exemplo claro é o helicóptero intermediário leve AW169, o único em sua categoria em mais de 30 anos que apresenta uma série de inovações, normalmente não disponíveis em modelos multimotores leves com benefícios substanciais também para tarefas de transporte de passageiros. O conforto do cockpit e da cabine para tripulantes e passageiros é suportado pela APU (Auxiliary Power Unit) que permite manter os principais sistemas como ar condicionado, aquecimento e rádio funcionando, aproveitando a energia gerada por um dos dois motores. Isso contribui para um ambiente e utilização ideais dos equipamentos de bordo, em qualquer condição climática e geográfica, sem a necessidade de manter os rotores funcionando, traduzindo em maior segurança, menos ruído e menor consumo de combustível e emissões.

O AW169 está disponível exclusivamente com três opções: trem de pouso retrátil, fixo ou esquis. A opção de trem de pouso retrátil é totalmente elétrica, reduzindo o peso e facilitando a manutenção e seus custos. O moderno cockpit digital possui tecnologia de tela sensível ao toque e uma apresentação versátil de todas as principais informações de voo, proporcionando maior consciência situacional ao piloto, reduzindo a carga de trabalho e permitindo se concentrar na missão com aumento a segurança.

Várias outras tecnologias estão disponíveis em todos os modelos de helicópteros ou projetadas especificamente para alguns deles, dependendo das características e missões. Em relação à navegação, a aviônica moderna permite operações diurnas e noturnas, combinando navegação por satélite e aproximação de alta precisão, visão noturna, piloto automático avançado, sistema de visão externa aprimorado na presença de nevoeiro/smog, e a visão sintética apresenta no display digital uma réplica virtual do ambiente externo baseado em mapas dedicados.

Os helicópteros também são fornecidos com modernos sistemas de prevenção contra colisão de tráfego e por proximidade com solo e de obstáculos. O OPLS (Obstacle Proximity LiDAR System) opcional, foi exclusivamente projetado e certificado para helicópteros Leonardo, sendo baseado em sensores a laser que cobrem o disco do rotor principal, fornecendo à tripulação sinais visuais e acústicos, com indicação precisa da distância sobre os obstáculos que cercam o helicóptero em voo, como, por exemplo: superestruturas de geração de energia, colinas, árvores e construções.

O AW139 e o AW189 são fornecidos com transmissões capazes de funcionar por mais de 60 e 50 minutos, respectivamente, sem óleo. Garantindo assim maior confiabilidade e segurança em comparação com a capacidade de funcionamento a seco padrão de 30 minutos, normalmente definida sob os rigorosos regulamentos existentes, e permitindo a tripulação condições para gerenciar a emergência com maiores margens de manobra e tempo para completar o voo, ou pousar da maneira mais segura e adequada. A tecnologia de transmissão e rotor também contribui para o conforto, com maior eficiência e melhor desempenho, com extensão do ciclo de vida dos componentes. As soluções de redução de vibração nesses componentes, combinando sistemas ativos com o design de componentes e o tratamento de materiais, contribuem para uma experiência de voo mais suave e silenciosa, favorecendo a extensão do ciclo de vida das peças da aeronave.

Os passageiros podem acessar muitas soluções e ferramentas diferentes para trabalho ou entretenimento a bordo. Várias funcionalidades, incluindo áudio e vídeo, luzes e ar-condicionado, podem ser gerenciadas por meio de um software dedicado carregado em um tablet.

Os serviços são igualmente importantes para maximizar o uso e a segurança das aeronaves dos operadores. Um aplicativo dedicado, o Sistema de Planejamento de Missão, instalado em um tablet, permite que o piloto planeje cada missão em todos os seus detalhes: configuração da aeronave, rota, até mesmo determinando o nível de preparação e status de estresse da tripulação para garantir a mais alta eficiência e segurança da missão.

A simulação avançada auxilia as atividades de treinamento de técnicos de manutenção e pilotos. As aeronaves contam com diagnósticos avançados (HUMS – Health Usage Monitoring System) aumentando a eficiência das manutenções programadas e a segurança, reduzindo os custos operacionais, com capacidade de download de dados antes mesmo do pouso.

Na manutenção, caso precisem de orientação os técnicos podem ser assistidos remotamente em qualquer lugar do mundo, podendo confirmar procedimentos específicos de manutenção ou reparo por meio de um aplicativo dedicado designado Helilink, pelo qual as imagens das atividades reais podem ser compartilhadas com centros de logística e pessoal para suporte em tempo real.

Redação
Publicado em 21/07/2022, às 14h39 - Atualizado em 22/07/2022, às 14h39