O contrato para os helicópteros AW149 foi assinado em julho de 2020 e ainda prevê três tipos de pacotes operacionais
Por Marcel Cardoso Publicado em 01/11/2023, às 14h38
A Leonardo entregou na última segunda-feira (30), às Forças Terrestres da Polônia os dois primeiros helicópteros AW149.
A configuração das novas aeronaves viabiliza missões de apoio ao combate. Os modelos também incluem sistemas de observação, armas pequenas, foguetes e mísseis guiados e não guiados, além de sistemas de autodefesa e outros recursos. O armamento, dependendo da variante e da configuração do helicóptero, fica instalado na cabine ou nos pontos rígidos externos do helicóptero.
A entrega está de acordo com o contrato anunciado em julho de 2020, que inclui pacotes de logística, que abrangem um estoque de peças sobressalentes e consumíveis, bem como equipamentos para o manuseio dos helicópteros no solo, de treinamento e de simulador, que prevê o treinamento abrangente de pilotos e equipe técnica além do fornecimento de um conjunto de simuladores avançados e equipamentos de treinamento.
O programa do Ministério da Defesa da Polônia foi desenvolvido com base na fabricação local por meio da PZL-Świdnik, empresa polonesa controlada pela Leonardo, principal fornecedora do contrato, que também abrange a integração dos sistemas do helicóptero e o armamento específico.
“A localização das capacidades industriais e logísticas desses novos helicópteros atende as necessidades da Polônia, aproveitando os recursos exclusivos estabelecidos há muito tempo pela PZL-Świdnik e suas habilidades profissionais, aliados às excelentes capacidades operacionais do AW149”, disse Gian Piero Cutillo, Diretor Geral da Leonardo Helicopters.