Leonardo apresenta nova pintura do caça multimissão leve M-346FA

Avião da Leonardo recebeu uma série de melhorias como novos mísseis, radar e sistema de guerra eletrônica

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 23/02/2022, às 17h40

O fotógrado Alessandro Maggia capturou o caça leve multifunção da Leonardo com sua nova pintura - Leonardo/Alessandro Maggia

A italiana Leonardo apresentou a nova pintura padrão dos jatos de treinamento e ataque leve M346FA. O avião recebeu uma série de melhorias, integrando sensores e equipamentos de última geração, como o radar Grifo-M-346, de varredura mecânica e multimodo, uma variante otimizada desenvolvida pela Leonardo especialmente para o M-346FA.

Além disso, o modelo recebeu um novo pacote de contramedidas, incluindo o Subsistema de Auxílios Defensivos (DASS), enquanto seu conjunto de comunicações em rede incorpora um sistema de comunicações seguras e um link de dados tático, que garante a interoperabilidade e troca de dados criptografada. O modelo destinado a operar em conjunto com aeronaves da Otan pode empregar um datalink padrão para a aliança militar, o Link 16.

A versão de treinamento avançado do M-346FA possibilita agora a integração em ambientes virtuais ao vivo (LVC). Os LVC vinculam a aeronave de treinamento real no céu com simuladores no solo e incorporam forças amigas e opostas virtuais, permitindo que futuros pilotos treinem em uma ampla gama de cenários táticos complexos.

Embora tenha sido desenvolvido como um treinador avançado, a família M-346 oferece uma plataforma multimissão para missões de combate, sendo que o M-346FA pode empregar uma extensa gama de armas ar-ar e ar-terra, incluindo guiados por IR, radar e/ou laser/GPS. O avião pode ainda ser equipado com casulos de armamento leve, reconhecimento, designação de alvo de guerra eletrônica.

Uma das virtudes do conjunto de armas é permitir a completa integração com um sistema de Exibição Montada de Capacete (HMD) para ambos os pilotos.

aeronave notícias de aviação avião aviação Míssil Caça Caça Leve Ataque Leonardo radar guerra eletrônica italiano M-346FA

Leia também

Embraer faz exibição do Super Tucano em Montenegro
Leonardo relança a marca Agusta como o auge da sofisticação e tecnologia