Avião da Leonardo recebeu uma série de melhorias como novos mísseis, radar e sistema de guerra eletrônica
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 23/02/2022, às 17h40
A italiana Leonardo apresentou a nova pintura padrão dos jatos de treinamento e ataque leve M346FA. O avião recebeu uma série de melhorias, integrando sensores e equipamentos de última geração, como o radar Grifo-M-346, de varredura mecânica e multimodo, uma variante otimizada desenvolvida pela Leonardo especialmente para o M-346FA.
Além disso, o modelo recebeu um novo pacote de contramedidas, incluindo o Subsistema de Auxílios Defensivos (DASS), enquanto seu conjunto de comunicações em rede incorpora um sistema de comunicações seguras e um link de dados tático, que garante a interoperabilidade e troca de dados criptografada. O modelo destinado a operar em conjunto com aeronaves da Otan pode empregar um datalink padrão para a aliança militar, o Link 16.
A versão de treinamento avançado do M-346FA possibilita agora a integração em ambientes virtuais ao vivo (LVC). Os LVC vinculam a aeronave de treinamento real no céu com simuladores no solo e incorporam forças amigas e opostas virtuais, permitindo que futuros pilotos treinem em uma ampla gama de cenários táticos complexos.
Embora tenha sido desenvolvido como um treinador avançado, a família M-346 oferece uma plataforma multimissão para missões de combate, sendo que o M-346FA pode empregar uma extensa gama de armas ar-ar e ar-terra, incluindo guiados por IR, radar e/ou laser/GPS. O avião pode ainda ser equipado com casulos de armamento leve, reconhecimento, designação de alvo de guerra eletrônica.
Uma das virtudes do conjunto de armas é permitir a completa integração com um sistema de Exibição Montada de Capacete (HMD) para ambos os pilotos.