Latam registra maior participação no mercado doméstico em 12 anos

A Latam Airlines atingiu 41,4% de participação no mercado doméstico brasileiro em agosto, maior índice em 12 anos

Por Marcel Cardoso Publicado em 26/09/2025, às 09h06

Companhia aérea alcança maior market share desde 2013, expande bases no Brasil e mantém liderança internacional - Luís Neves

A Latam Airlines alcançou em agosto, o maior market share doméstico de sua operação brasileira desde 2013, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A companhia registrou participação de 41,4% no mês, resultado que se aproxima do índice de 41,6% obtido em julho de 2013.

Taxa de ocupação em alta

No mesmo período, a taxa de ocupação dos voos domésticos da Latam foi de 86,4%, a segunda mais elevada do ano. O melhor desempenho de 2025 havia sido em julho, com 87,6%, durante a alta temporada.

Expansão de rotas no Brasil

Desde 2021, a Latam ampliou sua malha de 44 para 59 aeroportos no país, consolidando-se como a companhia aérea que mais expandiu presença no mercado doméstico. No primeiro semestre, a oferta de assentos medida em ASK (Available Seat Kilometer) cresceu 8,5%. A previsão da empresa é encerrar o ano com alta entre 9,5% e 10,5%.

Em 2025, sete novas bases foram inauguradas: Pelotas, Fernando de Noronha, Ribeirão Preto, Campinas, Bonito, Dourados e Parnaíba.

Liderança internacional

No segmento internacional, a companhia mantém liderança com voos próprios do Brasil para noventa destinos no exterior. A oferta internacional deve crescer até 11% este ano. Entre as novas operações já iniciadas estão Fortaleza–Lisboa, Rio de Janeiro–Buenos Aires e Porto Alegre–Buenos Aires. Também estão previstas novas rotas, como Florianópolis–Lima e Guarulhos–Córdoba.

Latam Latam Brasil aviação doméstica aviação brasileira ANAC agosto 2025 rotas internacionais LATAM Abracorp crescimento da LATAM participação de mercado LATAM market share LATAM

Leia também

Latam encomenda aviões da Embraer
Latam e Air China retomam compartilhamento de voos entre Europa e Pequim