Latam manteve liderança do mercado brasileiro

Latam deteve 37,7% de participação no mercado doméstico em setembro, companhia também liderou segmento internacional

Por Wesley Lichmann Publicado em 24/10/2023, às 17h20

Latam possui dez Boeing 777-300ER em sua frota - Guilherme Amancio

As companhias aéreas brasileiras transportaram 7,6 milhões de passageiros durante o mês de setembro, queda de 2,9% em relação ao mesmo período de 2019, ano pré-crise sanitária, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A demanda por voos domésticos, medida por passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK) cresceu 5,1% frente um ano antes, enquanto a oferta aferida em por assentos-quilômetros ofertados (ASK), apresentou alta de 3,8% na comparação anual.

A taxa de ocupação permaneceu estável em 81,7%, em relação ao mesmo mês de 2019. o númerom de embarque e desembarque representa 97,1% do tráfego aéreo registrado antes da crise sanitária.

A Latam manteve a liderança do mercado brasileiro, com participação de 37,7%, seguida pela Gol que deteve 32,7% e Azul com 29%.

No segmento internacional, foram transportados 1,8 milhão de pessoas, o equivalente a 97,4% do registrado no mesmo mês de 2019. A procura (RPK) por voos para o exterior está 2,9% abaixo dos patamares de quatro anos antes, e acompanhou a redução de 4,6% na capacidade.

O Grupo Latam também liderou as operações internacionais, encerrando o mês de setembro com 24,1%, considerando os voos oferecidos também pelas demais subsidiárias da empresa no Chile, Peru e Paraguai.

Brasil Latam Anac Internacional Demanda Mercado Oferta Capacidade Operações voos domésticos voos internacionais ASK RPK Grupo Latam Agência Nacional de Aviação Civil LA

Leia também

Latam lança novo produto em Brasília
Latam e Delta ampliam voos entre as Américas