Companhia passa a ter centro próprio de formação dedicado para novos mecânicos no interior de São Paulo
Por Gabriel Benevides Publicado em 10/12/2024, às 15h45
A LATAM acaba de inaugurar no Brasil a Escola LATAM, com a primeira turma será composta por 70 funcionários bolsistas da própria companhia. As aulas serão presenciais em São Carlos (SP) e terão início em janeiro de 2025.
Com a presença de autoridades e executivos, o programa foi anunciado em cerimônia no Latam MRO de São Carlos (SP), o maior centro de manutenção aeronáutica da América do Sul.
Estiveram presentes na cerimônia o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o CEO da LATAM Brasil, Jerome Cadier, e a alta liderança da companhia.
Agora, a Latam é a única companhia aérea brasileira a ter um Centro de Instrução certificado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para a formação de mecânicos de manutenção aeronáutica.
A proposta inicial é oferecer formação em manutenção de aeronaves, incluindo o Curso Básico de Manutenção de Aeronaves e o Curso Complementar de Especialidades em Estruturas, Sistema de Propulsão e Equipamentos Aviônicos. Cada um desses cursos terá duração de nove meses, com aulas presenciais sendo realizadas no Latam MRO em São Carlos (SP).
Os docentes das matérias técnicas serão especialistas da própria Latam. No que diz respeito a disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais, a companhia contará com professores externos.
Na turma inaugural do programa, a Latam ofereceu bolsas de estudo a 70 colaboradores interessados em se tornarem mecânicos de aeronaves. Deste número, 60 bolsas são destinadas a funcionários que já exercem as funções de Auxiliar Técnico I e Auxiliar Técnico II, e 10 são para aqueles que trabalham em outras posições.
As bolsas de estudo financiariam 75% do valor total do curso. A participação no processo seletivo interno da Escola LATAM foi opcional, e as aulas ocorrerão fora do expediente dos colaboradores escolhidos para o programa.
No futuro, a Escola Latam tem a intenção de se expandir, permitindo a entrada de novos alunos do público externo no programa. Adicionalmente, a Latam planeja diversificar a oferta de cursos para abranger diferentes setores dentro da aviação, incluindo funções como tripulação técnica e de cabine, dentre outras.