O Sindicato dos Aeronautas e a Latam Brasil divergem sobre a função dos comissários mudarem a posição das cortinas a bordo das aeronaves
Por Micael Rocha Publicado em 01/04/2024, às 08h00
A Latam Airlines Brasil foi oficiada recentemente pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) para que cessar a atribuição da movimentação de cortinas divisórias da cabine de passageiros aos comissários em voos domésticos e regionais.
Todavia, a Latam afirma que a atividade faz parte do rol de atribuições dos comissários, além daquelas relacionadas à segurança
As cortinas em debate são instaladas como divisórias entre as cabines “Premium Economy”, e “Economy”, conforme a necessidade do voo. Usualmente a venda de bilhetes da classe superior atende a demanda dos passageiros, eventualmente exigindo maior espaço na cabine do avião.
Ainda segundo o sindicato, desde a implantação da cabine Premium Economy nos voos da Latam, a movimentação das cortinas é realizada pela equipe do setor de interiores, ou seja, a tarefa era de responsabilidade de mecânicos ou profissionais ligados à área de manutenção. Todavia, desde 1º de março de 2024, a empresa aérea atribuiu essa tarefa aos comissários de voo.
"Os tripulantes de cabine já possuem uma série de atribuições relacionadas à segurança de voo e dos passageiros e o acúmulo de outras funções pode comprometer a capacidade de desempenhar essas tarefas de maneira eficaz, comprometendo a segurança", afirmou o SNA em nota oficial.
Em resposta ao questionamento da AERO Magazine a Latam afirmou que segue a regulamentação e que a função de movimentação é uma atribuição dos comissários.
“A Latam esclarece que a movimentação das cortinas tem como objetivo promover o entretenimento e bem-estar de seus passageiros. A companhia ressalta ainda que essa atividade faz parte do rol de atribuições dos comissários, além daquelas relacionadas à segurança. Por fim, a empresa reforça que preza pela segurança e saúde de seus colaboradores e, por isso, estabelece o procedimento adequado para realização da atividade”, informou a Latam.
Já o SNA aguarda que a Latam cesse a atribuição da referida tarefa aos comissários e encaminhe um posicionamento sobre o tema ao sindicato o mais breve possível.