Em parceria com uma associação comercial, a KLM iniciou um tour para convidados com um Pipistrel Velis Electro
Por Marcel Cardoso Publicado em 30/08/2023, às 06h36
A KLM, em parceria com a associação comercial Electric Flying Connection (EFC), iniciou um tour com um avião elétrico, na Holanda.
Um grupo de 18 convidados da companhia aérea receberam uma aula experimental de voo em um Pipistrel Velis Electro, o único elétrico certificado do mundo, supervisionado por instrutores de uma escola especializada em aeronaves deste tipo. Cada um deles foi treinado individualmente durante dois dias em voos entre Lelystad (LEY) e Amsterdã (AMS).
"Para tornar o transporte aéreo mais sustentável, temos que testar novas tecnologias e inovações na prática. As coisas que fazemos hoje em pequena escala com os recursos que temos agora, podem vir a ser importantes impulsionadores de escalabilidade nessas aplicações no futuro", disse Jolanda Stevens, gerente de programa de Aviação de Emissão Zero da KLM.
O avião tem dois assentos e pode voar por até 50 minutos. Apesar de estar fora dos planos da KLM para operação comercial, o Pipistrel está sendo utilizado para pesquisar como o voo elétrico pode ser incorporado futuramente.
Especialistas preveem que, até 2035, poderá haver uma aeronave elétrica capaz de transportar 50 a 100 passageiros, com uma autonomia de 90 minutos ou entre 450 e 700 km. As baterias necessárias para esses voos são pesadas, razão pela qual seria improvável desenvolver aeronaves maiores para rotas mais longas.
“Com nossos parceiros do setor no país e no exterior, estamos pesquisando voos movidos a eletricidade, hidrogênio e formas híbridas e avaliando como esses desenvolvimentos podem ser acelerados”, disse Stevens.