KLM comemora 103 anos e lança nova miniatura em cerâmica

Homenagem de aniversário da KLM ocorre com lançamento de nova miniatura de uma casa em Aruba e marca seu 103 anos de fundação

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 07/10/2022, às 18h00

Réplica é a segunda homenagem de uma construção no Caribe e fora da Holanda - KLM

A KLM comemorou hoje (7) seu 103º aniversário e lançou a tradicional miniatura de uma casa feita em cerâmica. A miniatura faz parte de uma tradição de 28 anos de comemorar o aniversário com uma nova casinha de cerâmica preenchidas com Bols, um gin holandês.

Embora as casas tenham sido lançadas nos anos 1950, sendo presenteadas aos passageiros da, agora chamada, World Business Class em voos intercontinentais, foi em 1994 que se tornou lançar o novo modelo da coleção no dia 7 de outubro.

As miniaturas são réplicas de edifícios históricos da Holanda e do exterior e são peças colecionáveis, sendo bastante cobiçadas por entusiastas da empresa aérea.

Neste ano, a miniatura é uma réplica da casa da família Ecury, em Aruba. A ilha caribenha comemorará seu centenário da aviação no próximo ano, e a Casa Ecury , hoje parte do Museu Nacional de Arqueologia de Aruba, fica próxima do local odo pouso do primeiro avião no país.

A família Ecury teve um papel significativo no desenvolvimento da aviação na região e a KLM voou para a ilha há quase 90 anos, onde hoje está seu principal hub operacional no Caribe.
“Parabenizo a KLM por seu centésimo terceiro aniversário. Estamos extremamente orgulhosos de nossa herança cultural e por isso estamos muito honrados por esta mansão icônica, o complexo Ecury, ter sido escolhida como a próxima casa em miniatura da KLM”, disse Agustin Vrolijk, governador interno de Aruba. 

Essa é a segunda vez na história da KLM que a miniatura é baseada em um edifício fora da Holanda, sendo também a segunda vez que a escolha é uma construção no Caribe. No aniversário de 85 anos da KLM, em 2004, a réplica foi o Edifício Penha, em Curaçao.

Em nota a KLM explica que a casa da família Ecury está localizada em Oranjestad e foi construída em 1929. A família estava entre as mais relevantes na sociedade e nos negócios. Son Nicasio "Dundun" Ecury construiu seu império empresarial a partir de lá e desempenhou um papel importante no desenvolvimento da aviação na ilha. Seu filho, Boy Ecury, estudou na Holanda e se tornou um herói da resistência durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi traído e executado em 1944.

O primeiro voo da KLM na ilha, que só teve voos regulares para a Holanda há quase 50 anos, ocorreu em 1934, quando um trimotor Fokker F-XVIII, batizado de "Snip", voou de Amsterdã para Curaçao em sete dias, parando em Marselha, Alicante, Casablanca, Porto Praia, Paramaribo e La Guaria.

Fokker F-XVIII foi o primeiro avião da KLM a cruzar o Atlântico

 

O voo marcou a primeira travessia transatlântica da KLM que exigiu complexas modificações na cabine e a ausência de passageiros. O voo não tinha como foco o transporte de pessoas ou correio, mas apenas levar a aeronave para as Antilhas.

O Snip aterrissou em Aruba em 23 de dezembro, e semanas depois, em 19 de janeiro de 1935 foram iniciados os voos regulares entre Curaçao e Aruba, operados pela então KLM West-Indian Branch (WIB).

Todavia, a KLM só começou a operar os voos programados e diretos entre Amsterdã e Aruba em 1974.

"Não sei se os fundadores da KLM poderiam ter imaginado em 1919 que ainda estaríamos comemorando o aniversário da companhia aérea 103 anos mais tarde. A KLM teve muitos altos e baixos durante o século passado, mas sempre marcamos nosso aniversário em 7 de outubro. Estamos orgulhosos disso" afirmou Marjan Rintel, CEO e presidente da KLM.

KLM Holanda Caribe Amsterdã Fokker Aruba miniatura Curaçao F-XVIII

Leia também

Embraer entregou o e-jet de número 1.700 à KLM
KLM suspende venda de passagens aéreas na Holanda