Grupo controlador da KLM planeja renovação da frota de longo curso com o A350-1000 e 777-9, e pedidos adicionais do 787
Por Wesley Lichmann Publicado em 26/05/2023, às 13h42
A KLM está avaliando a aquisição de aeronaves Airbus A350-1000 e Boeing 777-9, além de pedidos adicionais do 787-10 para a renovação de sua frota de longo alcance, segundo informações da revista de aviação holandesa Luchtvaartnieuws.
Em um primeiro momento, a intenção é permitir a substituição dos atuais Airbus A330 e Boeing 777-200ER, que se aproximam da viabilidade operacional. A maior versão do 787 Dreamliner é a favorita para receber uma nova encomenda.
Os novos Dreamliners substuiriam os seis A330-200 com idade média de 16 anos, e os 777-200ER, cuja a idade média é de 15 anos.
O Grupo Air France-KLM, controlador da transportadora holandesa, também manifestou interesse em jatos de maior capacidade, considerando o A350-1000 e 777-9 como substitutos do 777-300ER.
Na última aquisição do grupo holandês, para o A350 e 787, os aviões da Airbus foram designados para a frota da Air France, e os da fabricante norte-americana alocados nos serviços de longa distância da KLM.
Tradicional cliente da Boeing, a KLM estreitou sua relação comercial com a Airbus e anunciou a compra de 100 aeronaves da família A320neo, em 2021. O acordo permitirá a renovação da frota de médio alcance da KLM e da Transavia, companhia aérea de baixo custo do grupo franco-holandês, hoje formada pelos Boeing 737NG.
Além dos aviões de passageiros, o grupo também encomendou quatro Airbus A350 cargueiros, com opções de compra para mais quatro.