Aeródromo no Peru situado aproximadamente 3.300 metros de altitude foi o local mais alto já operado pelo KC-390 da FAB
Por André Magalhães Publicado em 17/05/2023, às 09h20
Um KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira realizou um pouso histórico no aerodrómo de Jauja, no Peru, localizado em uma altitude de 11.034 pés (3.300 metros de altitude), categorizando o pouso em maior altitude já feito pelo KC-390.
O avião em questão é pertecente ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropas – Esquadrão Zeus, sediado na base aérea de Anápolis, em Goiás.
O KC-390 participa do exercício multinacional Cooperación IX, liderado pela força aérea peruana. A FAB também marca presença no treinamento com uma segunda aeronave, um SC-105 Amazonas, destinado principalmente para operações SAR (Busca e Salvamento).
"A cidade de Jauja fica localizada em um vale no alto da Cordilheira dos Andes, motivo pelo qual as operações aéreas que ali ocorrem demandam extrema cautela e planejamento. As elevações que margeiam a cidade, o ar rarefeito provocado pela grande elevação do aeródromo, bem como a ausência de auxílios à navegação aérea na localidade, demandam uma análise criteriosa das capacidades de performance da aeronave, tendo sido fundamental a experiência de seus tripulantes", destacou Bruno Américo Pereira, comandante do 1º GTT.
O exercício internacional reúne Peru, Argentina, Chile, Canadá, Honduras, Equador, Uruguai, Colômbia, República Dominicana, Panamá e Estados Unidos e tem o objetivo de treinar operações de Comando e Controle no apoio a calamidades públicas e assistência a desastres naturais.