KC-390 Millennium completa testes de lançamento de cargas por gravidade

Ensaio realizado nos EUA comprovou as elevadas características de voo da aeronave mesmo com piloto automático ativo

Por Gabriel Benevides Publicado em 03/01/2020, às 13h00 - Atualizado às 17h27

KC-390 realiza com sucesso ensaio de extração de carga por gravidade

Na última semana de dezembro a Embraer concluiu com sucesso uma série de testes de lançamento de cargas com o C-390 Millennium. Os ensaios conduziram a extração de cargas pesadas por gravidade, utilizando os métodos CDS (Container Delivery System) e LVAD (Low Velocity Air Drop).

Os testes ocorream no dia 27 de dezembro e foram conduzidos pela Embraer, em cooperação com a Força Aérea Brasileira ao lado do Exército Brasileiro, nas instalações do exército dos Estados Unidos (US Army), em Yuma Proving Ground, no Arizona (EUA).

Foram realizados o lançamento de uma plataforma com peso máximo de 19 toneladas (42.000 libras), bem como de duas plataformas com peso total de 24 toneladas. Com base nesses resultados, o C-390 Millennium torna-se o único avião militar de transporte tático de médio porte capaz de realizar tal operação.

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O Millennium possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo totalmente automatizado, exigindo apenas um único loadmaster (tripulante responsável pela manuseio de carga), que pode executar todas as atividades, reduzindo a carga de trabalho e incrementando a consciência situacional. Para os pilotos existe um sistema chamado CCDP (Continuously Computed Drop Point) que calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento, melhorando a precisão no cumprimento da missão. Ambos os sistemas foram desenvolvidos pela Embraer.

De acordo com dados da Embraer, a aeronave manteve completo controle durante as mudanças de atitude e de inclinação durante e após cada liberação de carga. As manobras mais exigentes ocorreram sem intervenção do piloto, com comandos de voo na posição neutra.

Houveram também outras manobras de ensaio, como o lançamento aéreo sequencial, por extração, com até quatro plataformas em uma única passagem, assim como a remoção da carga utilizando dois sistemas de extração de 8,5 metros (28 pés) de diâmetro, com o piloto automático acoplado. Além do sistema CCDP (Continuously Computed Drop Point) para lançamentos por gravidade e extração em voo, testado com sucesso, demonstrando grande precisão.

A campanha de ensaios do C-390 ocorre mesmo após a entrega dos primeiros aviões para a FAB, situação considerada rotina no segmento militar. O amadurecimento do envelope de missão é aperfeiçoado em paralelo a introdução operacional do modelo na força aérea.

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