Ensaio realizado nos EUA comprovou as elevadas características de voo da aeronave mesmo com piloto automático ativo
Por Gabriel Benevides Publicado em 03/01/2020, às 13h00 - Atualizado às 17h27
KC-390 realiza com sucesso ensaio de extração de carga por gravidade
Na última semana de dezembro a Embraer concluiu com sucesso uma série de testes de lançamento de cargas com o C-390 Millennium. Os ensaios conduziram a extração de cargas pesadas por gravidade, utilizando os métodos CDS (Container Delivery System) e LVAD (Low Velocity Air Drop).
Os testes ocorream no dia 27 de dezembro e foram conduzidos pela Embraer, em cooperação com a Força Aérea Brasileira ao lado do Exército Brasileiro, nas instalações do exército dos Estados Unidos (US Army), em Yuma Proving Ground, no Arizona (EUA).
Foram realizados o lançamento de uma plataforma com peso máximo de 19 toneladas (42.000 libras), bem como de duas plataformas com peso total de 24 toneladas. Com base nesses resultados, o C-390 Millennium torna-se o único avião militar de transporte tático de médio porte capaz de realizar tal operação.
O Millennium possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo totalmente automatizado, exigindo apenas um único loadmaster (tripulante responsável pela manuseio de carga), que pode executar todas as atividades, reduzindo a carga de trabalho e incrementando a consciência situacional. Para os pilotos existe um sistema chamado CCDP (Continuously Computed Drop Point) que calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento, melhorando a precisão no cumprimento da missão. Ambos os sistemas foram desenvolvidos pela Embraer.
De acordo com dados da Embraer, a aeronave manteve completo controle durante as mudanças de atitude e de inclinação durante e após cada liberação de carga. As manobras mais exigentes ocorreram sem intervenção do piloto, com comandos de voo na posição neutra.
Houveram também outras manobras de ensaio, como o lançamento aéreo sequencial, por extração, com até quatro plataformas em uma única passagem, assim como a remoção da carga utilizando dois sistemas de extração de 8,5 metros (28 pés) de diâmetro, com o piloto automático acoplado. Além do sistema CCDP (Continuously Computed Drop Point) para lançamentos por gravidade e extração em voo, testado com sucesso, demonstrando grande precisão.
A campanha de ensaios do C-390 ocorre mesmo após a entrega dos primeiros aviões para a FAB, situação considerada rotina no segmento militar. O amadurecimento do envelope de missão é aperfeiçoado em paralelo a introdução operacional do modelo na força aérea.