A usina de oxigênio de três toneladas foi um pedido da Secretária de Saúde do Amazonas, para atender hospital em Tabatinga
Por André Magalhães Publicado em 07/08/2023, às 14h35 - Atualizado às 15h25
Um KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira realizou, no último dia 29 de julho, o transporte de uma usina de oxigênio na vasta região amazônica.
O voo, com o equipamento de três toneladas, partiu de Manaus (MAO) e para Tabatinga (TBT), na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.
A missão de transporte da usina de oxigênio foi resultado de uma solicitação da Secretária de Saúde Amazonas (Ses/AM) visando suprir a demanda de oxigênio no hospital de Guarnição de Tabatinga.
"A FAB mais uma vez presta um importante apoio à sociedade amazonense, cumprindo a missão de integrar o nosso vasto território, superando assim os mais complexos desafios logísticos, sempre presentes em nossa região", disse Almeida Alcoforado, major-brigadeiro e comandante do VII Comar.
Não é a primeira vez que a força aérea realiza o transprte de sistemas de oxigênio. No auge da pandemia de coranavírus, diversos voos como este atenderam demandas de suprimento, principalmente nos estados do norte do Brasil. Nesta ocasião foram envovidos o KC-390 Millennium, C-105 Amazonas e o C-130 Hercules.