KC-390 da FAB já está a caminho do Brasil com refugiados

Cerca de 68 refugiados brasileiros e estrangeiros estão a caminho do Brasil

Por André Magalhães Publicado em 09/03/2022, às 16h55

Aeronave militar da Embraer já cumpriu outras duas missões humanitárias no exterior - FAB / Sd. Amorim

O KC-390 da Força Aérea Brasileira já está a caminho do Brasil com alguns refugiados que deixaram à Ucrânia devido o conflito armado com a Rússia.

A aeronave está transportando 68 refugiados, sendo 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos, e um colombiano. Um fato curioso é a presença de animais de estimação a bordo, ao todo são oito cães e dois gatos.

O KC-390 deverá chegar ao Brasil nesta quinta-feira (10) fará a rota Varsóvia, Lisboa, Cabo Verde e Recife. A cidade com destino final no Brasil será a capital federal Brasília (DF) local de onde partiu o avião na segunda-feira (7/3).

#OperaçãoRepatriação Neste momento, os passageiros estão embarcando no KC-390 Millennium para a decolagem de regresso ao Brasil.#NinguémFicaPraTrás #AsasQueProtegemOPaís@govBr @DefesaGovBr @ItamaratyGovBr pic.twitter.com/qqXoS9i8to

— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) March 9, 2022

No voo de ida, o maior avião militar do continente sul-americano transportou 11, 6 toneladas de suprimentos humanitários como: 50 purificadores de água, de tecnologia nacional; 9 toneladas de alimentos desidratados usados geralmente em situações de conflito e altamente nutritivos; meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos.

A FAB deixou mais uma aeronave pronta para responder a uma segunda missão de repatriamento dos brasileiros restantes.

#OperaçãoRepatriação

Confira, na animação, o trajeto da aeronave KC-390 Millennium engajada na missão de resgate dos brasileiros que deixaram a Ucrânia.#AsasQueProtegemOPaís @govBr @DefesaGovBr @ItamaratyGovBr pic.twitter.com/VO1GvyKsmH

— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) March 9, 2022

Com a viagem, o KC-390 realiza sua terceira missão humanitária no exterior, após atender um voo especial para o Líbano, devido à explosão do porto, e o Haiti, quando um terremoto destruiu parte do país.

 

aeronave notícias de aviação avião aviação FAB Ucrânia Polônia repatriação Refugiados KC-390Millennium

Leia também

Embraer e FAB chegam a um acordo na redução no pedido do KC-390
Embraer KC-390 vai participar de missão humanitária no Haiti