Uso de máscara passará a ser opcional em voos domésticos nos EUA
Marcel Cardoso Publicado em 19/04/2022, às 05h50
A Justiça dos Estados Unidos invalidou, na segunda-feira (18), o decreto que obrigava o uso de máscaras em voos domésticos nos Estados Unidos. A Casa Branca informou que vai cumprir a decisão e que não irá recorrer.
A resposta foi imediata. As principais companhias aéreas do país emitiram comunicados informando aos funcionários e passageiros que o uso do acessório passou a ser opcional, mas não deram garantias sobre a plenitude da medida, já que os Estados estão se adaptando gradualmente a ela, dependendo da legislação adotada. O uso em voos internacionais continua obrigatório, dependendo do país de destino.
Apesar do virtual alívio gerado com o anúncio, a aviação norte-americana ainda está enfrentando dificuldades, principalmente com a falta de mão de obra. Centenas de voos foram cancelados desde o início do ano, especialmente em ocasiões onde há alta demanda, como consequência deste problema.
A American Airlines, maior companhia aérea dos Estados Unidos, está sendo processada por um sindicato de pilotos por supostamente estar recrutando voluntários, dentre os profissionais de linhas aéreas regulares, para atuarem no treinamento de novos funcionários, o que estaria violando a legislação vigente.