JetSmart inicia processo para operar na Colômbia

Com homologação JetSmart poderá operar voos domésticos na Colômbia, processo foi instaurado pela autoridade de aviação civil do país

Por Wesley Lichmann Publicado em 08/03/2023, às 11h21

JetSmart planeja operar com até 12 aeronaves A320neo no mercado doméstico colombiano - Divulgação

A JetSmart recebeu ontem (7), a aprovação inicial do governo colombiano para operar voos domésticos na Colômbia. A documentação da empresa chilena foi analisada seguindo as recomendações da comissão que avalia projetos aerocomerciais da Aerocivil, autoridade de aviação civil do país, que autorizou a instauração do processo de certificação da empresa.

Seguindo os regulamentos e leis colombianas, a Aerocivil analisou as condições adimistrativas, operacinais e financeiras da companhia. De acordo com a resolução da autarquia, o processo de homologação será instaurado de forma imediata pelas autoridades do país.

O projeto de entrada da JetSmart no mercado colombiano foi apresentado em novembro do ano passado. Em audiência pública a companhia apresentou seu plano estratégico que consiste em uma frota de 12 aeronaves Airbus A320neo tendo como base principal o aeroporto El Dorado, em Bogotá.

O início da homologação da empresa chilena acontece diante da suspensão das operações da Viva, que se encontra em processo de insolvência após uma tentativa frustrada de fusão com o grupo Avianca. Em fevereiro deste ano, a JetSmart manifestou interesse formal na aquisição do controle acionário da Viva.

Com o modelo de ultrabaixo custo e após a conclusão da homologação, a JetSmart poderá utilizar os slots do aeroporto de Bogotá e operar em 27 rotas dentro da Colômbia. Além da capital, a companhia poderá oferecer seus serviços ponto a ponto nas cidades de Barranquilla, Bucaramanga, Cali, Cartagena, Medllín, Cúcuta, Monteria, Pereiora, Pasto, San Ándres e Santa Marta.

Tão logo receba sua certificação a empresa promoverá visitas técnicas de inpesção nos aeroportos que receberão suas operações, assegurando condições de segurança e técnicas necessárias.

"Temos um compromisso claro e firme com a conectividade da Colômbia e queremos adicionar mais voos a preços baixos o mais rápido possível. Temos experiência de certificação no Chile, Peru e Argentina, que cumprimos rigorosamente em tempo recorde. Já somos uma companhia aérea consolidada com mais de 18 milhões de passageiros na região desde o nosso início, oferecendo serviço de qualidade e rotas ponto a ponto, por isso esperamos poder adicionar aeronaves e rotas neste mesmo 2023", comenta Estuardo Ortiz, CEO e presidente da JetSmart.

 

passageiros Chile A320neo JetSmart Mercado Colômbia homologação Viva doméstico regulador Aerocivil Airbus A320neo

Leia também

Acionista majoritário da Viva nega oferta da JetSmart e é favorável a fusão com a Avianca
JetSmart não descarta abrir uma filial no Brasil