Japão anuncia pedido de 17 helicópteros Boeing CH-47JA Block II Chinook

Japão torna-se o quarto país a adquirir o CH-47 Block II, ao lado dos EUA, Reino Unido e Alemanha

Por Gabriel Benevides Publicado em 13/02/2025, às 20h04

Os novos CH-47 Block II Chinooks garantem que o Japão mantenha operações aéreas de transporte pesado modernas e eficientes - Boeing/Divulgação

As Forças de Autodefesa do Japão (JSDF) encomendaram 17 CH-47 Block II Chinooks Extended Range para modernizar sua frota, substituindo alguns de seus aviões CH-47 JA. As aeronaves serão coproduzidas pela Boeing e pela Kawasaki Heavy Industries (KHI).

A Boeing e a KHI entregaram mais de 100 Chinooks para as JSDF desde a década de 1980, tornando este um dos programas de fabricação sob licença mais duradouros e bem-sucedidos no Japão.

“Este contrato fortalece nossa relação de décadas com a KHI e fornece melhorias críticas de capacidade que manterão as Forças de Autodefesa do Japão operando aeronaves de transporte pesado por décadas”, disse Heather McBryan, vice-presidente e gerente de programa de Cargas da Boeing. “A configuração Block II e os controles de voo digital modernizarão e melhorarão significativamente as capacidades de transporte de helicópteros do Japão, aumentando a estabilidade, segurança e eficiência das aeronaves.”

O CH-47 Block II Chinook Extended Range é a próxima geração de helicóptero de transporte pesado e multimissão. Esta aeronave possui um cockpit digital avançado, estrutura reforçada, tanques de combustível aprimorados e outras melhorias que permitem maior desempenho e compatibilidade com a frota global em expansão de Chinooks atualizados. A adoção do design moderno e da arquitetura de aviônica permite futuras atualizações tecnológicas e a capacidade de expandir ainda mais as capacidades operacionais.

O Japão se junta aos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha como o quarto cliente global para esta configuração avançada, garantindo que as JSDF permaneçam na vanguarda da aviação de transporte pesado nos próximos anos.

Boeing Japão Helicópteros Militar jasdf asas rotativas Kawasaki Heavy Industries CH-47 Block II Chinook

Leia também

Boeing reclassifica 38 pedidos do 777X como "incertos"
A Boeing poderá demitir centenas de funcionários devido às incertezas na NASA