Iraque poderá adquirir os caças franceses Dassault Rafale

O governo do país confirmou recentemente a aquisição de caças sino-paquistanês JF-17 Thunder

Por André Magalhães Publicado em 15/02/2022, às 09h01

Rafale está entre os principais caças da quarta geração plus - Divulgação

O governo do Iraque estaria interessado na aquisição de equipamentos bélicos franceses, incluindo 14 caças Dassault Rafale e tanques T-90, divulgou o site Defense News.

“A França se ofereceu para vender 20 drones; atualmente o [Ministério da Defesa] iraquiano está realizando uma análise técnica”, disse Norman Ricklefs, que lidera a consultoria geopolítica NAMEA Group e anteriormente foi consultor do ministro do Interior do Iraque e do secretário-geral do MoD, ao Defense News.

Uma delegação de militares iraquianos deverá ir à França avaliar de perto tais equipamentos militares.

Até o momento, ainda é aguardado uma posição do governo francês sobre a iniciativa do Iraque em modernizar suas forças armadas com equipamentos procedentes de Paris.

Na parte aérea, tem os caças Rafale que, caso sejão adquiridos, irão ampliar a crescente lista de pedidos internacionais. Esta conta com países como: Emirados Árabes, Grécia, Catar, Sérvia, Cróacia, Egito, Índia e Indonésia.

Vale ressaltar que Bagdá anunciou recentemente a aquisição de 12 caças JF-17 Thunder (aeronave de fabricação binacional entre Paquistão e China). Com esse interesse no Rafale, não se sabe como ficará a questão do JF-17: se a força aérea vai operar apenas uma das aeronaves ou uma frota mista.

aeronave notícias de aviação avião aviação Rafale Dassault França Caça Iraque Dassault Rafale Interesse

Leia também

Delta paga cerca de US$ 100 milhões a funcionários em participação nos lucros
Caças 'invisíveis' F-117 Nightawk são novamente vistos na Califórnia