O T-27 é um dos 42 aviões que passarão pelo processo de modernização no instituto
Por André Magalhães Publicado em 23/09/2022, às 08h35
O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (Ipev), sediado em São José dos Campos, São Paulo, recebeu um T-27 modernizado, no último dia 15 de setembro, do diretor geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Maurício Augusto Silveira de Medeiros, que conduziu o avião de Lagoa Santa, Minas Gerais, até o Ipev.
Uma cerimônia foi feita para receber o avião de instrução. Os bombeiros da Infraero deram as boas-vindas com o tradicional batismo. O evento contou com outras importantes autoridades do meio militar, como o Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Luiz Marcelo Terdulino de Brito.
O Ipev e o IFI estão ligados no processo de modernização do T-27 Tucano, inciado em 2020. Alguns modelos já foram entregues a Academia da Força Aérea (AFA), principal unidade que utilizará os aviões para a formação de novos cadetes aviadores da FAB.
Ao todo, 42 aeronaves passarão pelo processo de atualização no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa. "De forma marcante, o T-27M retorna para o Dcta, local onde foi concebido e desenvolvido para conquistar posição de destaque como aeronave de instrução”, ressaltou Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Diretor-Geral do Dcta.
A modernização incluiu um Glass Cockpit, que apresenta telas e recursos digitais para fornecer aos jovens pilotos o que há de mais moderno desde a formação. Além disso, outros recursos foram incorporados, como o Sistema de Vigilância Aérea Dependente Automática por Radiofusão (ADS-B).
“No Ipev, essa magnífica máquina também acompanhou várias gerações de pilotos e engenheiros que compartilharam momentos de tensão e de altíssima carga de trabalho na nobre missão de forjar as tripulações que hoje testam as modernas e recém-chegadas aeronaves da FAB, como os Gripens e o KC-390. T-27M", afirmou José Ricardo Silva Scarpari, diretor do Ipev.