Inspeção em voo comemora 64 anos no Brasil

Com 64 anos o GEIV é responsável por aferir os instrumentos de navegação aérea do Brasil, sendo conhecido por velozes passagens durante a inspeção em voo

Por André Magalhães Publicado em 22/02/2023, às 10h30

Aeronaves que cumprem está missão são baseadas no Rio de Janeiro - FAB

O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), responsável por avaliar, calibrar e fiscalizar os os procedimentos e equipamentos de navegação aérea do Brasil, completou 64 anos.

A data celebrada ontem (21) marca a longa história da unidade que em mais de seis décadas atua na atividade de inspeção em voo, aferindo instrumentos aeroportuários e usado na navegação aérea em todo o Brasil, garantindo assim maior segurança e economia nas operações.

Anualmente o GEIV realiza mais de mil inspeções e homologações dos equipamentos e procedimentos de navegação aérea. O trabalho, que é dividido em etapas, começa mesmo antes da instalação dos auxílios, nas chamadas Inspeções de Avaliação de Local. Em seguida, é feita a Inspeção de Homologação, quando o equipamento ou radar já está pronto para entrar em operação.

A primeira missão de inspesão em voo em território nacional, com aeronaves e tripulação brasileira, começou em 21 de fevereiro de 1959, com objetivo de averiguar a adequação do sítio de Itaipuaçu, no Rio de Janeiro, para instalação de um VOR (VHF Omnidirectional Range) equipamento eletrônico usado na navegação aérea e bastante sofisticado na época.

Atualmente o GEIV opera oito aviões, sendo quatro Embraer IU-50 e quatro Hawker IU-93M

No ano seguinte, foi criada a Seção de Registro e Controle de Voo, que era subordinado à então Seção de Registro e Controle de Voo, e mais algumas mudanças foram feitas no ano seguinte. Em abril de 1972, foi criado o GEIV, que é subordinado até os dias atuais pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Ao logo de seis décadas o GEIV operou diverssos aviões, cincluindo o EC-47 (derivado do DC-3), que cedeu lugar ao C-95 Bandeirante, sendo este último aposentado da função apenas em 2016.

Atualmente, o GEIV opera oito jatos, sendo quatro Embraer IU-50, derivado do Legacy 500, e quatro Hawker IU-93M, estes útimos adquiridos no final da década de 1990 e são equipados com modernos sistemas de inspeção em voo.

O GEIV mantém sua sede no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janiero, ao lado do DECEA.

FAB Embraer Rio de Janeiro Aeronaves Hawker Legacy segurança de voo Decea GEIV Legacy 500 IU-50 IU-93M

Leia também

Coreia do Sul vai usar avião da Embraer em serviço de inspeção em voo
Novo avião da FAB permite realizar inspeção de sistemas complexos de navegação aérea