Reforma permitirá a operação de aeronaves de grande porte no aeroporto com maior agilidade
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 23/07/2020, às 15h00 - Atualizado às 15h20
Embraer KC-390 da FAB durante operação na recém reformada taxiway C | Imagem: Infraero
A Infraero concluiu, nesta semana, as obras de alargamento e revitalização da junção da pista de taxi “C” com a pista de pousos e decolagens do aeroporto de Belém – Val-de-Cans, no Pará. A reforma permitirá que aeronaves de fuselagem larga (widebody) possam utilizar também a taxiway C.
Segundo a estatal, foram investidos de R$ 2,5 milhões que incluiu os serviços de alargamento de 2.861,5 m² e adequando a taxiway às normas da Anac. Os trabalhos foram iniciados em abril e concluídos na segunda quinzena de julho.
“No passado, não era recomendável o tráfego de aeronaves de maior porte, como o Airbus A330, por aquela taxiway. A partir de agora, essas aeronaves já podem utilizar a taxiway C, sem que suas ‘turbinas’ passem sobre uma área não pavimentada”, disse Fábio Rodrigues, superintendente do aeroporto de Belém.
O gestor afirma que com a obra o mix de operações no aeroporto Internacional de Belém será mais ágil. A expectativa é que com a retomada dos voos, após a pandemia, o aeroporto possa receber uma operação regular com aeronaves de maior porte.
A Infraero também antecipou a entrega da reforma da interseção entre as pistas 06/24 e 02/20, após investir R$ 7 milhões. A manutenção reduzirá o impacto na malha aeroviária brasileira, evitando necessidade de fechamento da pista e ampliando a capacidade do aeroporto em momento de expectativa de retomada.
“Isso demonstra o empenho da Infraero em manter a excelência dos serviços prestados, os cuidados com os recursos públicos e a dedicação aos passageiros da cidade de Belém”, afirmou Fábio Rodrigues.