A empresa fabricante do míssil é fruto de uma parceria entre os velhos amigos Índia e Rússia
Por André Magalhães Publicado em 18/05/2022, às 09h10
A Força Aérea da Índia (IAF, na sigla em inglês) anunciou que realizou com sucesso o lançamento do míssil de longo alcance BrahMos a partir de um caça Su-30MKI em um teste com o novo armamento.
"A capacidade de alcance estendido do míssil, juntamente com o alto desempenho da aeronave Su-30MKI, dá à IAF um alcance estratégico e permite que ela domine os futuros campos de batalha", ressaltou o Ministério da Defesa da Índia.
Com o teste feito de maneira positiva, a IAF traçará um caminho para ataques de maior precisão contra alvos terrestres e marítimos, tendo como lançador seus caças Su-30MKI.
O míssil BrahMos é fruto de uma joint venture Índia-Rússia, o armamento tem capacidade de voos supersônicos a Mach 2.8 e um autonomia de 350 km, contra 290 km comparado a outra versão.
Os militares indianos já haviam realizado outro teste com o míssil em dezembro passado na costa de Odisha.
A visão dos indianos também é de exportação, tanto que uma delegação do país asiático virá ao Brasil apresentar o novo míssil Brahmos-NG para a Força Aérea Brasileira.
No momento, não tem nada definido em relação a compra, mas sim uma abertura para uma aproximação maior com os indianos no setor bélico.
Os Gripen F-39E/F da FAB já têm garantido dois mísseis, o Meteor e o IRIS-T, ambos europeus e com capacidade de abaterem alvos além do alcance visual.