Índia apresenta helicópteros de ataque desenvolvidos com tecnologia própria

Novos helicópteros Prachand serão utilizados em missões de combate leve e foram desenvolvidos com tecnologia da indústria aeronáutica da Índia

Por André Magalhães Publicado em 04/10/2022, às 11h20

Índia tem um histórico de desenvolvimento de aeronaves nacionalmente - Digulgação

A Índia apresentou ontem (3) seus novos helicópteros de ataque leve, desenvolvido com tecnologia própria. A força aérea indiana trabalhou em conjunto com a indústria local para criação do Prachand.

O helicóptero foi desenvolvido pela companhia estatal Hindustan Aeronautics Limited (HAL), dentro do projeto Light Combat Helicopter.

A Força Aérea da Índia (IAF, na sigla em inglês) deverá receber dez unidades do Prachand e o exército outros cinco.

A cerimônia de apresentação dos helicópteros foi contou com a presença do ministro da Defesa, Rajnath Singh e do chefe do Estado-Maior do Ar, marechal VR Chaudhari.

नाम है ‘प्रचंड’ pic.twitter.com/dCa3WGvw9A

— Rajnath Singh (@rajnathsingh) October 3, 2022

O Prachand foi desenvolvido pela HAL com foco principal em missões de ataque leves, diferente de outros helicópteros de combate, como o norte-americano AH-64 Apache, destinado para apoio aéreo aproximado e ataques com maior poder de fogo.

O helicóptero indiano tem um peso de 5,8 toneladas, é equipado com um canhão de 20 mm, sistemas de foguetes entre outros armamentos.

Além disso, o Prachand dispõe de modernos sistemas eletrônicos, como radar, recursos furtivos, proteção blindada, capacidade de ataque norturno, entre outros.

Índia Ataque helicóptero HAL Prachand Combate Leve

Leia também

Caça de fabricação indiana avança nos testes
Índia certifica o moderno avião de treinamento HTT-40