Introdução do Airbus A321XLR na rota entre Madri e Boston poderá redefinir os padrões do transporte aéreo de longo curso
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 14/11/2024, às 11h00
A Iberia realizou o primeiro voo comercial com o novo Airbus A321XLR, a versão de ultralongo alcance da família A321, voando entre Madri, na Espanha, e Boston, nos Estados Unidos.
O A321XLR se destaca por seu alcance de 8.700 quilômetros, permitindo voar sem escala entre os principais destinos europeus e da América do Norte, em especial na Costa Leste dos Estados Unidos e Canadá.
Outra importante característica do A321XRL é seu consumo de combustível até 40% inferior aos os modelos wide-body, normalmente usados em rotas transatlânticas. Visando atender voos de longo curso, sobretudo cidades com elevada demanda de passageiros executivos, a Iberia manteve uma configuração similar a adotada em outras aeronaves de longo curso, como o A350, incluindo a nova cabine Airspace, em duas classes, business e economy, com um total de 182 assentos.
"Estamos muito orgulhosos de ser a primeira companhia aérea do mundo a começar a voar com o A321XLR. Este é um verdadeiro marco na indústria da aviação. Este novo modelo de aeronave nos permite fortalecer nossa rede e voar para novos destinos de forma eficiente e confortável para todos os nossos clientes", disse Marco Sansavini, presidente da Iberia.
O Airbus A321XLR, certificado em julho de 2024 pela agência de avição civil europeia (EASA, na sigla em inglês) representa uma evolução significativa na linha A321, destacando-se pelo alcance de 4.700 milhas náuticas, viabilizado por um novo tanque central traseiro (RCT). Isso permite operar voos de longo curso de maneira mais econômica e eficiente, sendo ideal para rotas ponto a ponto que não justificariam o uso de aeronaves widebody, como por exemplo a rota Madri – Boston, mas que oferece boa demanda de passageiros, ainda que abaixo dos 200 lugares,
Desde sua introdução em 1994, o A321 evoluiu para atender às demandas de voos transcontinentais e transatlânticos, inicialmente com tanques adicionais de combustível (ACT) e, mais recentemente, com a série Neo, que utiliza motores mais eficientes.
O A321Neo-LR ampliou o alcance para 4.100 milhas náuticas, mas as condições operacionais ainda limitavam sua capacidade em determinadas rotas, assim, o A321XLR supera essas limitações com modificações estruturais, como o reforço do trem de pouso e da da junção da asa-fuselagem foi redesenhada e reforçada e a parte inferior da fuselagem recebeu um reforço em material composto, além de melhorias no isolamento térmico e nos sistemas de água e dejetos, que garantem conforto e funcionalidade em voos de até onze horas.
Lançado oficialmente em 2019, o A321XLR acumula mais de 550 pedidos e se posiciona como no cobiçado segmento Middle of Market, com potencial de criar novos mercados e redefinir rotas de médio e longo alcance, consolidando a liderança da Airbus nesse segmento enquanto a Boeing prepara sua resposta futura, após retirar de linha o 757 há duas décadas.
O A321XLR também apresenta vantagens econômicas. Comparado ao veterano Boeing 757, seu principal concorrente, consome até 27% menos combustível, possui maior flexibilidade operacional e oferece custos por assento mais baixos.
Embora o 757 tenha maior capacidade de carga, o A321XLR é mais eficiente em longas distâncias, especialmente em função do menor peso e do consumo reduzido. Em relação aos widebodies, como o A330 e o 787, o A321XLR é mais adequado para mercados menores ou sazonais, permitindo operações lucrativas onde aeronaves maiores seriam inviáveis ou que exigiriam tarifas mais altas.
O design interior, independente da configuração escolhida pela empresa aérea, inclui melhorias de conforto, como maior espaço para bagagem de mão, que é até 60% maior que seus rivais; assentos mais largos; e sistemas avançados de iluminação, o que reduz o impacto de voos prolongados.
No caso da Iberia, o A321XRL foi configurado com uma cabine de classe executiva com catorze assentos individuais, cada um ao lado de uma janela e com acesso direto ao corredor e que podem ser transformados em camas. Cada assento inclui uma tela individual de 18,5 polegadas com resolução 4K e sistema próprio de iluminação.
Já na cabine economica conta com 168 assentos do modelo CL3810 feito pela Recaro, com um peso unitário de quase 2 quilos menor que seu antecessor, o que se traduz em melhoria de capacidade para o avião.
Os assentos oferecem até quatro polegadas de reclino e são equipados com encostos de cabeça ajustáveis em seis direções e dois bolsos adicionais para guardar itens pessoais. Uma tela individual de 12 polegadas com resolução 4K é integrada em cada encosto
Todas as cabines do novo A321XLR permitem conectar fones de ouvido Bluetooth e apresentam portas de carregamento USB Tipo A e Tipo C. Além disso, as mesas de assento são projetadas para permitir que os passageiros coloquem e usem seus dispositivos eletrônicos durante o voo. Como o restante da frota de longa distância da Iberia, o A321XLR oferece conectividade com WiFi gratuito para mensagens durante todo o voo.
Leia todos os detalhes do projeto do A321XLR na edição 365 de AERO Magazine.