IATA anuncia nova Country Manager no Brasil

A IATA nomeou Simone Warmbrand Tcherniakovsky como nova Country Manager no Brasil

Por Marcel Cardoso Publicado em 03/09/2025, às 14h34

Executiva assume liderança da associação em São Paulo com foco em fortalecer a aviação civil e ampliar o impacto econômico do setor - LinkedIn/Simone Warmbrand Tcherniakovsky

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA), anunciou hoje (3), a nomeação de Simone Warmbrand Tcherniakovsky como nova Country Manager no Brasil. Ela assumiu o cargo no primeiro dia de setembro.

Baseada em São Paulo, a executiva será responsável por liderar as atividades da entidade no país, em articulação com companhias aéreas, autoridades governamentais e demais agentes da aviação civil.

Responsabilidades e reporte direto

Na nova função, Tcherniakovsky terá como missão promover o desenvolvimento seguro, eficiente e sustentável do transporte aéreo no Brasil. Ela se reportará diretamente a Peter Cerdá, vice-presidente regional da IATA para as Américas.

Trajetória profissional

Com mais de duas décadas de experiência em assuntos corporativos, sustentabilidade, acesso a mercados e comunicação em setores regulados, Simone Tcherniakovsky construiu carreira no Brasil e na América Latina.

Mais recentemente, atuou como vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novo Nordisk Brasil, liderando políticas públicas e iniciativas ESG. Também exerceu funções de liderança na Alexion Pharmaceuticals e na Baxter Hospitalar.

O Brasil é um dos mercados de aviação mais importantes da América Latina, e a ampla experiência da Simone em assuntos corporativos e gestão de stakeholders será essencial para fortalecer a presença da IATA no país”, disse Peter Cerdá.

Impacto econômico da aviação

Segundo dados da IATA, o setor aéreo no Brasil emprega diretamente 246.800 pessoas, gerando cerca de R$ 56 bilhões em valor econômico, equivalente a 0,5% do PIB nacional.

Considerando a cadeia de suprimentos, o consumo dos empregados e o turismo, a contribuição total da aviação alcança R$ 253 bilhões para o PIB, além de sustentar 1,9 milhão de empregos no país.

Iata Aviação Civil transporte aéreo transporte aéreo sustentável Country Manager Brasil Simone Warmbrand Tcherniakovsky empregos no setor aéreo economia da aviação

Leia também

IATA nomeia novo vice-presidente para coordenar diálogo regulatório
Demanda por carga aérea cresce 5,5% em julho