Dezesseis aeroportos de três regiões brasileiras serão leiloados
Marcel Cardoso Publicado em 09/11/2021, às 17h00 - Atualizado às 17h21
O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, é um dos destaques da próxima rodada - Foto: Divulgação
Em uma consulta pública realizada na última segunda-feira (8), a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) realizou a entrega formal das contribuições do setor aéreo para a 7ª rodada de concessões aeroportuárias.
O trabalho foi desenvolvido ao longo do último ano por profissionais das empresas aéreas e associações representantes do setor, que contaram com a participação de especialistas no Brasil, EUA e Europa. Segundo o órgão, a iniciativa tem como objetivo garantir os elementos necessários a estimular a competitividade, investimentos e um arcabouço regulatório que permita ao país restabelecer a conectividade no mercado doméstico e internacional.
Rússia vai apresentar seu novo caça de última geração no Dubai Airshow 2021
O documento destacou, dentre outros pontos, aqueles que são de grande importância para o momento de retomada do setor, como a de uma consulta adequada e de qualidade para a definição do contrato de concessão e a igualdade na importância dos investimentos em cada terminal incluso no certame.
A próxima rodada de concessões engloba 16 aeroportos localizados nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo dois dos mais movimentados do Brasil: Congonhas (CGH), em São Paulo, e Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro.
O leilão está previsto para acontecer no segundo trimestre de 2022.