IATA anuncia evento de compra de créditos de carbono para aviação

Evento da IATA será realizado no quarto trimestre e terá participação de país sul-americano

Por Marcel Cardoso Publicado em 26/09/2024, às 08h37

Há escassez de unidades de emissão elegíveis para o programa de redução e compensação de carbono da aviação internacional - Heathrow Airport

A Associação do Transporte Aéreo Internacional, a IATA, anunciou, durante o World Sustainability Symposium, encerrado ontem (25), em Miami, que empresas aéreas poderão adquirir unidades de emissão elegíveis, as EEUs, em um evento programado para o último trimestre deste ano.

As EEUs adquiridas poderão ser utilizadas para cumprir as obrigações de compensação de carbono da Fase 1 do Corsia, programa de redução e compensação de carbono da aviação internacional. Essas obrigações se aplicam ao tráfego aéreo referente ao período de 2024 a 2026, e as EEUs deverão ser canceladas até 31 de janeiro de 2028.

O evento ocorre em meio à escassez de EEUs elegíveis para o Corsia. Atualmente, a Guiana é o único fornecedor dessas unidades. A IATA estima que as empresas aéreas precisarão entre 64 e 162 milhões de EEUs para cumprir a Fase 1 do Corsia, variando conforme a evolução do tráfego aéreo. Parte das 7 milhões de EEUs emitidas pelo país sul-americano já foi vendida, e o volume restante estará disponível no evento de aquisição.

A aquisição ocorrerá na Aviation Carbon Exchange (ACE), organizada pela IATA, com a participação da Guiana, Mercuria e Xpansiv. O evento será aberto a todas as empresas aéreas interessadas.

Descarbonização Iata Corsia sustentabilidade na aviação aviação internacional mercado de carbono Aviation Carbon Exchange EEUs emissão de carbono

Leia também

IATA participará da 51ª edição da ABAV Expo em Brasília
Demanda de passageiros no mundo aumentou em dois dígitos em maio