Aeronave recebeu melhorias de performance e atualização de sistemas e interior
Por Gabriel Benevides Publicado em 31/05/2021, às 10h00 - Atualizado às 14h20
Um dos destaques da nova versão do HondaJet Elite S são as pinturas especiais
A Honda Aircraft apresentou durante um evento virtual a evolução de seu avião de negócios leve, agora designado como HondaJet Elite S. A versão conta com atualizações operacionais e melhorias na sua capacidade de voo, além de oferecer novos padrões de pintura.
O HondaJet Elite S ampliou o peso máximo de decolagem em 91 kg, permitindo aos operadores ganharem até 120 nm (222 km) adicionais com uma carga útil maior ou um passageiro adicional*.
A aeronave passou a contar com alcance de 1.437 nm (2.600 km) e velocidade máxima de cruzeiro de 422 nós a 30.000 pés, a melhoria torna o HondaJet Elite S o modelo com maior capacidade na sua categoria, rivalizando com modelos consagrados como o Phenom 100 e a série Citation CJ. O modelo da Honda Jet ainda pode voar a uma altitude máxima de cruzeiro de 43.000 pés. A nova versão oferece ainda novos esquemas de pintura designados como Gunmetal, Luxe Gold e Deep Sea Blue.
Para os pilotos, o jato apresenta FAA Data Comm e o ACARS, que substituem as trocas de informações e autorizações de tráfego por voz por mensagens de texto, melhorando a clareza e a eficiência durante as comunicações. A aeronave conta também inclui um Sistema de Aumento de Direção Avançada (Advanced Steering Augmentation System) que reduz a carga de trabalho do piloto e aumentar a segurança em condições climáticas adversas.
A cabine do HondaJet Elite S possui capacidade para quatro assentos totalmente ajustáveis, além de um quinto lugar extra, voltado para o lado da fuselagem. O jato nipo-americano chama a atenção pelo seu design com os motores localizados em cima das asas, que segundo o fabricante cria uma barreira natural de som, servindo para contribuir também na eficiência de combustível da aeronave.
As primeiras entregas do Hondajet Elite S estão programadas para junho de 2021.
* O benefício adicional da faixa começa a entrar em fases acima de 295 kg de carga útil; o benefício adicional de passageiro/carga útil varia entre 77 e 91 kg, dependendo do alcance do voo planejado.