Sistema instalado no avião conta com capacidade para lançar até 12 mil litros de água
Por Gabriel Benevides Publicado em 22/07/2020, às 16h30 - Atualizado às 17h18
Força aérea enviou um Hercules para combater um incêndio florestal entre os estados de Minas Gerais e São Paulo
A força aérea realizou entre os dias 19 e 20 de julho uma operação especial para combate ao incêndio na Serra Fina, localizado na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo.
Os militares empregaram um C-130 Hercules, equipado com o Sistema de Combate a Incêndio Modular (MAFFS, na sigla em inglês). O equipamento de combate a incêndio conta com dois tubos que projetam água pela porta traseira do avião, a uma altura aproximada de 150 pés (46 metros).
O C-130 tem capacidade de lançamento de até 12 mil litros de água, além disso, o reservatório em solo tem capacidade para 22 mil litros de água, tornando o avião um importante aliado na capacidade operacional para o combate ao incêndio. Além da FAB, o ICMbio e diversas instituições dos estados de São Paulo e Minas Gerais também estão atuando na operação, com o emprego de brigadistas e aeronaves.
A aeronave pertence ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) — Esquadrão Gordo, baseado no Rio de Janeiro.