Um helicóptero SH-3 Sea King, da Marinha, é a nova atração turística do município de São Pedro da Aldeia
Por André Magalhães Publicado em 15/08/2023, às 13h00 - Atualizado às 14h55
Um helicóptero SH-3 Sea King, da Marinha do Brasil, é a mais nova atração turística do município de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, onde está localizada a sede da aviação naval da força.
A aeronave foi posicionada na orla da praia do Centro, as margens da rodovia RJ-140, principal acesso a cidade. A ideia para o novo monumento turístico foi em parceria entre a Prefeitura e o comando da força aeronaval.
O deslocamento da base aérea para o local foi feito nos dias 15 e 16 de junho. A Secretaria de Serviços Públicos do município ergueu um pedestal especial para a atração.
Os SH-3 Sea King foram utilizados pela MB ao longo de 40 anos e eram destinados principalmente as estratégicas operações antissubmarinos. Além disso, eles realizaram diversos exercícios, inclusive com marinhas estrangeiras, como, por exemplo, o navio norte-americano USS “America” (CVN-66), em 1977, e o lançamento do míssil antinavio Exocet contra o casco de uma embarcação desativada, em novembro de 1991.
Ao todo, 16 aeronaves de diferentes gerações faziam parte da frota do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino. No entanto, estas aeronaves também eram capacitadas para missões de transporte de tropas, material, busca e salvamento e evacuação aeromédica.
O SH-3 Sea King realizou seu último voo em 23 de agosto de 2012. Os icônicos helicópteros foram substituídos pelos SH-16 Seahawk, operados pelo Esquadrão HS-1.