Nova configuração permitirá que o helicóptero AW169, da Leonardo, atenda melhor os mercados militar e offshore
Por Marcel Cardoso Publicado em 31/10/2023, às 07h14
O lançamento de um kit IGW (Increased Gross Weight) de 5.100 kg fará com que a capacidade operacional do helicóptero AW169, da Leonardo, seja ampliada.
Tal novidade terá impacto na configuração, que agora poderá receber até 11 passageiros, atendendo ao mercado offshore, por estar totalmente compatível com o Relatório 690 da Associação Internacional de Produtores de Petróleo e Gás (Iogp). Ambos serão disponibilizados para a aeronave na versão com trem de pouso deslizante.
Segundo o fabricante, os principais fatores para essa expansão de capacidade são o potencial de crescimento inerente do modelo, que não exige modificações no projeto de componentes essenciais, e os pacotes de aumento de desempenho, que oferecem maior potência de motor e transmissão, além de aerodinâmica aprimorada em todas as condições e para todas as aplicações.
Mais de 320 AW169 foram encomendados até o momento, com cerca de 170 unidades entregues pela linha de montagem final italiana de Vergiate a operadores em mais de 30 países.