Há 20 anos, o A380 levantava voo pela primeira vez

A380 introduziu inovações tecnológicas que influenciaram o desenvolvimento da aviação comercial e segue em operação em grandes companhias

Por Marcel Cardoso Publicado em 28/04/2025, às 09h32

Mesmo com o fim da produção, em 2021, cerca de 180 aeronaves continuam operando - Airbus

A Airbus comemorou no último domingo (27) os 20 anos do primeiro voo do A380, seu maior avião comercial de passageiros. Embora a produção do modelo tenha sido encerrada em 2021, cerca de 180 das 251 unidades fabricadas permanecem em operação.

O voo inaugural ocorreu em 27 de abril de 2005, em Toulouse, na França, onde o A380 foi montado. Às 10h30, hora local, o protótipo MSN001, registrado como F-WWOW, decolou sob ampla cobertura da mídia internacional. Apresentado como símbolo de inovação tecnológica, o modelo introduziu avanços que influenciaram o desenvolvimento de aeronaves comerciais.

Entre as inovações trazidas pelo A380 estão o uso pioneiro de uma Maquete Digital Completa (Digital Mock-Up) em seu projeto e a aplicação de materiais compostos, como o plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), que mais tarde seriam amplamente adotados no A350, atual carro-chefe da fabricante para rotas de longa distância.

Apesar dos impactos da pandemia de covid-19, que levaram companhias como Air France, THAI Airways e Malaysia Airlines a aposentarem o modelo, parte da frota do A380 foi reativada. A Emirates, sediada em Dubai, é hoje a principal operadora, com 93 dos seus 113 aviões em serviço ativo. A britânica Global Airlines também planeja iniciar voos transatlânticos utilizando o modelo.

 

Durante seu desenvolvimento, o A380 originou mais de 380 patentes, abrangendo tecnologias como painéis acústicos para redução de ruído e sistemas hidráulicos mais leves e seguros. Algumas dessas inovações se tornaram padrão na indústria aeronáutica.

Em março, o protótipo MSN001 voltou a voar após três anos, agora como plataforma de testes para atualizações tecnológicas destinadas a prolongar a vida útil da frota. O avião também será utilizado em ensaios de novos sistemas de propulsão, aproveitando sua estrutura favorável para a integração de motores de grande porte.

O legado do A380 inclui a ampliação do portfólio da Airbus para atender todos os segmentos do mercado de aviação comercial, fortalecendo sua posição competitiva no setor. Desde sua entrada em operação em 2007, o modelo realizou mais de 800 mil voos e transportou mais de 300 milhões de passageiros.

Embora a presença de aeronaves quadrimotores tenha diminuído, o A380 permanece como referência em experiência de voo em grandes aeronaves, ao lado das unidades remanescentes do Boeing 747-8.

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