Crescimento da aviação executiva exigiu a construção de novas instalações para prestar serviços de manutenção e apoio
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 21/01/2022, às 16h15 - Atualizado às 16h33
Gulfstream utiliza um G150 para prestar apoio aos operadores de seus jatos executivos ao redor do mundo | Foto: Gulfstream
Ao longo de 2021 a Gulfstream obteve uma série de avanços no seu centro de suporte ao cliente. Um dos desafios foi manter o atendimento a frota mundial da família de jatos executivos em um período de restrição de viagens, ao mesmo tempo, a demanda por aviões de negócio cresceu em todo o mundo.
“O setor de aviação executiva obteve grandes ganhos em 2021, e o Suporte ao Cliente da Gulfstream está bem posicionado para apoiar nossos clientes em todo o mundo à medida que seus voos aumentam”, afirmou Derek Zimmerman, presidente de Suporte ao Cliente da Gulfstream.
Em julho a Gulfstream celebrou o primeiro ano do centro de serviços Farnborough, na Inglaterra. No primeiro ano a instalação aumentou sua equipe para mais de 230 funcionários e obteve trinta aprovações regulatórias estrangeiras, podendo atender aeronaves registradas no Reino Unido, Europa, Oriente Médio, África e regiões da Ásia-Pacífico.
Também completou um ano o centro de suporte em Palm Beach, Flórida, que foi inaugurada em agosto de 2020, em plena pandemia. A instalação foi criada para atender a forte demanda de jatos de negócios em um momento de retração da demanda por voos regulares ao redor do mundo.
O centro conta com 11.600 metros quadrados e é compartilhada com a Jet Aviation, empresa especializada em suporte na aviação de negócios. O hangar de 6.968 m² apoia os serviços para operadores dos Estados Unidos e América Latina, incluindo o Brasil, Argentina e México, com um total de dezesseis aprovações regulatórias.
A instalação de Palm Beach oferece suporte aos operadores brasileiros, que deixaram de contar com um centro de serviços da própria Gulfstream em Sorocaba, no interior de São Paulo. Uma das vantagens é concentrar em uma única área os principais serviços disponíveis para a família de jatos Gulfstream. Além disso, um estudo do fabricante mostrou que a maior parte dos operadores voam regularmente para a Flórida, tornando o acesso ao centro de serviços simplificado.
Em novembro de 2021, a Gulfstream ainda anunciou um novo centro de serviço sustentável em Mesa, no Arizona e que deve ser inaugurado em 2023. O novo espaço de hangar, back shops e escritórios terão 20.903 m², que deverá obter a certificação LEED Silver e empregar mais de duzentas pessoas.
Um dos destaques da unidade de Mesa será sua infraestrutura sustentável, contando com disponibilidade de SAF, o combustível renovável de aviação, assim como telhado com refletor de calor, estrutura com baixa demanda de água, e gestão de resíduos.
Por fim, o centro de serviços de Fort Worth, no Texas, que conta com 14.860 metros quadrados, deverá ser inaugurado ainda este ano.
“À medida que continuamos expandindo e investindo em nossos clientes, a Gulfstream também está construindo nossa força de trabalho nos EUA e em todo o mundo”, comentou Zimmerman.