Grupo dono da British Airways estima margem operacional de até 15%

Grupo IAG, dono da British Airways e Iberia, espera restabelecer margens operacionais de 2019, ano pré-crise sanitária

Por Wesley Lichmann Publicado em 21/11/2023, às 21h45

Airbus A350-1000 é utilizado nos voos para São Paulo - Guilherme Amancio

O International Airlines Group (IAG), dono da British Airways e Iberia, disse hoje (21), que pretende entregar uma margem operacional no médio prazo de 12% a 15%.

O IAG pretende restabelecer margens semelhantes as registradas em 2019, ano pré-crise sanitária, quando reportou resultados operacionais de aproximadamente 13%, à medida que sua capacidade retoma a patamares de quatro anos atrás.

As perspectivas seguem orientações informadas ao fim do terceiro trimestre, quando foi reportado um lucro líquido de 1,2 bilhão de euros, alta de 44% em relação ao mesmo período do ano passado.

A empresa também anunciou que vai retomar o pagamento de divindendos, suspensos depois do agravamento da crise sanitária, uma vez que seus resultados financeiros e seus investimentos estejam seguros.

A transportadora listou prioridades estratégicas, e investirá no aumento das operações da Iberia e na fidelização dos clientes da British Airways, com melhora dos produtos e serviços.

As companhias aéreas do grupo estão focadas em ampliar suas posições em rotas no Atlântico Norte e para a América Latina, reforçando ainda mais seus centros de conexões nos aeroportos de Heathrow, em Londres, e Barajas, em Madrid.

O grupo espera que ao final de 2026, sua frota seja composta por 611 aviões, sendo 384 de fuselagem estreita e 227 de fuselagem larga, e prevê a chegada de 94 novas aeronaves no período de dois anos entre 2024 e 2026.

O reforço aumentará a capacidade medida em assentos por quilômetros oferecidos (ASK), em até 5% dentro dos próximos três anos, ultrapassando em 2024 a oferta registrada em 2019.

 

América Latina IAG British Airways América do Sul Capacidade Frota voos internacionais Iberia Vueling Aer Lingus América do Norte Margem operacional

Leia também

Tripulantes da British Airways mentiram em depoimento no Rio de Janeiro
British Airways estreou os voos diários para o Rio de Janeiro