Gripen realiza voo de reabastecimento com o A400M

Suécia e Alemanha pretendem ampliar disponibilidade operacional de seus meios militares

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 18/09/2021, às 12h00 - Atualizado às 15h02

Gripen realizará uma série de voos de reabastecimento com o A400M

A Suécia conduziu uma série de testes de reabastecimento aéreo entre o caça JAS39 Gripen D e o avião-tanque A400M. O ensaio foi conduzido pela Administração de material de Defesa (FMV) da Suécia, em parceria com a força aérea alemã, está última a operadora da aeronave de reabastecimento.

O objetivo é validar o reabastecimento entre o A400M e a família Gripen, ampliando as opções de cooperação europeia. Um dos entraves das forças armadas do continente é a falta de reabastecedores aptos a atender a diversificada frota de caças operado pelos países da região, exigindo assim a presença constantes de aeronaves dos Estados Unidos.

“Há muito tempo temos uma capacidade limitada de reabastecimento aéreo na Europa, neste caso, os alemães querem demonstrar que contribuem para reduzir a necessidade de aviões americanos de reabastecimento”, comentou Joakim Hamilton, do FMV.

O A400M é operado por diversos países europeus, ampliando assim o conceito de doutrina padronizada e reduzindo os custos gerais de emprego.

Gripen refuelling from A400M. This will have great effect for air forces flying Gripen in Europe and around the world. A330MRTT up next! Thanks @team_luftwaffe and @forsvarsmakten for making this possible! #airforce #military pic.twitter.com/Q602UViEXw

— Saab (@Saab) September 18, 2021

Os ensaios serão conduzidos pelo esquadrão F21, baseado em Luleå, ao longo das próximas duas semanas, com um total de sete voos.

aeronave notícias de aviação avião aviação Airbus Caça tanque Suécia Gripen Jato Saab a400m avião de guerra Gripen C