FAB apresentou a maquete do Gripen em exposição militar realizada em Brasília ao lado das demais forças armadas
Redação Publicado em 05/09/2022, às 08h30
Durante os dias 2 a 4 de setembro, as Forças Armadas, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e o Corpo de Bombeiros, realizaram uma exposição em Brasília em alusão a Semana da Pátria.
O evento deste ano teve o simbolismo de comemorar os 200 anos da Independência do Brasil e durante três dias o público pode ver de perto equipamentos utilizados pelas forças armadas e polícias, além de pode tirar fotos e dúvidas com os militares.
A Força Aérea Brasielira esteve presente com uma maquete em tamanho real do caça Gripen, seu novo vetor de defesa aérea, bem como com oficinas recreativas voltadas ao público infantil, além de exposições sobre segurança, defesa antiaérea e controle de tráfego aéreo.
A Marinha participou com alguns veículos blindados, como o Clanf (carro anfíbio de transporte de tropas), um blindado de combate e o lançador de foguetes Astro, de fabricação nacional, e utilizado pelo Corpo de Fuzileiros Navais. Além disso, o público teve acesso as informações sobre embarcações e a força naval como um todo.
O Exército Brasileiro apresentou suas tecnologias de defesa utilizada no meio terrestre, com destaque para os obseiros, lançadores de foguete Astros, similares ao dos Fuzileiros Navais, e o veículo de transporte de tropas Guarani, também fabricado no Brasil. Ainda foi apresentado as armas mais comuns na força, como fuzis e metralhadoras e sistemas anti-aéreos.
O evento contou com a participação da Força Nacional, da Polícia Rodoviária Federal do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Detran-DF e da Polícia Federal, que apresentaram veículos, armas e curiosidades sobre suas tarefas e atividades.
A semana tem como maior destaque maior o desfile cívico-militar no dia Sete de Setembro, que será realizado às 9h, na Esplanda dos Ministérios. O evento ocorre após a suspensão por dois anos, durante a crise sanitária. O desfile terá a presença de aeronaves da Força Aérea, blindados e tropas do Exército e Marinha. Também está confirmada a presença tradicional da Esquadrilha da Fumaça.