Greve geral cancela mais de 400 voos na Europa

Controladores de tráfego aéreo da Bélgica aderiram a uma greve geral contra reformas previdenciárias

Por Marcel Cardoso Publicado em 13/02/2025, às 09h20

Uma greve geral afetou até mesmo o espaço aéreo belga - Nats

Mais de quatrocentos voos foram cancelados nesta quinta-feira (13), devido a uma greve geral de trabalhadores da Bélgica, aderida também por controladores de tráfego aéreo, que são contra reformas previdenciárias propostas pelo governo local.

Anunciado na última segunda-feira (10), o movimento também causou o fechamento do espaço aéreo belga até 7.500 metros acima do nível do mar. Ele é liderado por três dos principais sindicatos do país e envolve trabalhadores dos correios, transporte público e coleta de resíduos.

"Devido à greve dos controladores de tráfego aéreo em 13/02 e ao fechamento do espaço aéreo, todos os voos sobre a Bélgica e no aeroporto de Bruxelas estão cancelados das 06h45 às 22h15 de 13/02 (no horário local). Nenhum voo partirá durante todo o dia. Passageiros impactados serão notificados por suas companhias aéreas", disse a empresa que administra o principal aeroporto de Bruxelas (BRU), o principal da Bélgica.

Diversos voos de outros países europeus foram desviados para aeroportos da Holanda, como o internacional de Schiphol (AMS), em Amsterdã.

controladores de tráfego aéreo impacto na aviação Aeroporto de Bruxelas greve na aviação espaço aéreo fechado cancelamento de voos Bélgica greve nacional Bélgica

Leia também

E-Freighter E190F da Embraer recebe certificação da EASA
Após acidente, controladores de tráfego aéreo são incentivados a se demitirem