Controladores de tráfego aéreo da Bélgica aderiram a uma greve geral contra reformas previdenciárias
Por Marcel Cardoso Publicado em 13/02/2025, às 09h20
Mais de quatrocentos voos foram cancelados nesta quinta-feira (13), devido a uma greve geral de trabalhadores da Bélgica, aderida também por controladores de tráfego aéreo, que são contra reformas previdenciárias propostas pelo governo local.
Anunciado na última segunda-feira (10), o movimento também causou o fechamento do espaço aéreo belga até 7.500 metros acima do nível do mar. Ele é liderado por três dos principais sindicatos do país e envolve trabalhadores dos correios, transporte público e coleta de resíduos.
"Devido à greve dos controladores de tráfego aéreo em 13/02 e ao fechamento do espaço aéreo, todos os voos sobre a Bélgica e no aeroporto de Bruxelas estão cancelados das 06h45 às 22h15 de 13/02 (no horário local). Nenhum voo partirá durante todo o dia. Passageiros impactados serão notificados por suas companhias aéreas", disse a empresa que administra o principal aeroporto de Bruxelas (BRU), o principal da Bélgica.
Diversos voos de outros países europeus foram desviados para aeroportos da Holanda, como o internacional de Schiphol (AMS), em Amsterdã.