Caças F-16V irão apoiar a modernização da força aérea da Grécia em meios as crescentes tensões com a Turquia
Por André Magalhães Publicado em 14/09/2022, às 08h00
A Força Aérea Helênica (Grega) recebeu dois novos caças F-16V, ampliando a modernização de seus meios aéreos. A cerimônia de entrega ocorreu no último dia 12, tendo a presença do ministro da defesa, Nikolaos Panagiotopoulos, e demais autoridades do país.
A entrega dos aviões foi feita nas instalações da Hellenic Indústria de Aviação (EAB) em Tanagra, a norte da capital Atenas. E acontece em meio as crescentes tensões com a Turquia.
Check out these amazing F-16 Vipers, powered with the best of American ingenuity.
— U.S. Embassy Athens (@USEmbassyAthens) September 12, 2022
The Viper upgrade enhances Greece's defence capabilities and NATO interoperability, making the region more secure. 🇺🇸🇬🇷@Hellenic_MOD @hndgspio @HAFspokesman @LMEuropeNews @HAIcorp pic.twitter.com/zoq7rHNML1
"Em 2020, portanto, começou a implementação do programa de modernização para 83 aeronaves F-16 Block 52+ e 52+ Advanced na versão 'Viper'. Hoje (...) os dois primeiros F-16 juntam seu poder de fogo e com suas características materiais e sistemas eletrônicos avançados contribuirão para fortalecer ainda mais a capacidade de combate e poder dissuasivo geral", ressaltou o ministro.
O recebimento dos F-16 Vipers proverá aos pilotos gregos uma aeronave mais moderna, com aumento das capacidades de combate e defesa, principalmente com a vizinha Turquia, que há várias décadas enfrentam problemas.
A modernização dos F-16, aliada a aquisção dos caças Rafale e dos jatos de quinta geração F-35, será um incomodo a Ancara, que perdeu o acordo para o F-35 depois que comprou armamentos russos.
Por outro lado, a Turquia segue na tentativa de compra de mais caças F-16, mas existe a chance de optar ainda pelo Eurofighter Typhoon, em especial caso os Estados Unidos defina regras de compra e uso para os turcos.
Atualmente os militares turcos planejam desenvolver localmente um modenro caça, batizado provisoriamente de TF-X. Pouco se sabe sobre o avanço do programa. A Turquia planeja buscar uma uma parceria internacional para o desenvolvimento do avião de quinta geração.