Modelo eVtol será desenvolvido pela britânica Vertical Aerospace
Marcel Cardoso Publicado em 21/09/2021, às 08h50 - Atualizado às 19h01
Gol é a segunda empresa aérea brasileira a anunciar o uso de eVtols em sua malha - Foto: Divulgação
A Gol Linhas Aéreas planeja operar até 2025 uma frota com até 250 aeronaves elétricas com capacidade de pouso e decolagem vertical, os chamados eVtol. O projeto faz parte da estratégia comercial da companhia aéreo de expandir o mercado de transporte aéreo regional, com novas rotas para mercados domésticos pouco atendidos.
A Gol assinou um protocolo de intenções não-vinculante com com a Avolon para a aquisição e/ou arrendamento de 250 aeronaves VA-X4, desenvolvido pela britânica Vertical Aerospace. O modelo tem capacidade para quatro passageiros, além do piloto, com alcance de até 160 km e velocidade máxima de 320 km/h. Há a intenção de usá-lo no mercado aéreo regional, especificamente em locais pouco explorados.
"O VA-X4 é ideal para uma cidade como São Paulo, com uma população de mais de 22 milhões de pessoas", destacou Stephen Fitzpatrick, CEO da Vertical Aerospace.
A operação será realizada em conjunto com o grupo Comporte, pertencente ao controlador e fundador da Gol, Nenê Constantino.
Promoção do uso de hidrogênio na aviação une Airbus e duas empresas
O primeiro passo da parceria é a realização de um estudo de viabilidade, incluindo a certificação da aeronave e análise da infraestrutura operacional necessária com autoridades aeronáuticas. A Avolon espera concluir o processo de certificação do VA-X4 no Brasil até 2024, com a Gol iniciando voos comerciais em meados de 2025.
"O anúncio de hoje representa um passo significativo na construção de uma plataforma de compartilhamento de viagens eVtol que remodelará o mercado de aviação comercial no Brasil", comentou Dómhnal Slattery, CEO da Avolon. "As oportunidades para implantar o VA-X4 são enormes".
O anúncio acontece quase dois meses depois da empresa alemã Lilium e da Azul Linhas Aéreas terem revelado planos para a aquisição de 220 aeronaves elétricas do mesmo porte, com início previsto de operação para o mesmo ano.