Gol obtém certificação que permite reduzir tempo de voo

GOl recebe autorização da ANAC para realizar procedimentos A-RNP

Por Marcel Cardoso Publicado em 24/05/2025, às 01h40

Procedimento de navegação por instrumentos reduz tempo de voo e já está disponível no aeroporto de Guarulhos - Guilherme Amâncio

A Gol Linhas Aéreas anunciou na última sexta-feira (23), que recebeu a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil para realizar procedimentos especiais de decolagem e pouso por instrumentos A-RNP.

A empresa é a primeira companhia aérea do país a obter essa certificação. O A-RNP é um procedimento que utiliza tecnologia avançada, desenvolvido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Força Aérea Brasileira. O sistema permite o encurtamento das distâncias percorridas em operações de aproximação para pouso e decolagem, reduzindo o tempo de voo e otimizando a eficiência operacional.

Atualmente, o procedimento A-RNP está disponível apenas no aeroporto internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo. A expectativa é que a tecnologia seja implementada em outros aeroportos brasileiros nos próximos anos, ampliando os benefícios operacionais e ambientais.

Segundo Danilo Andrade, diretor de Operações da Gol, a certificação reforça o compromisso da companhia com a eficiência e a sustentabilidade. “A Gol é a companhia mais pontual do Brasil justamente por iniciativas como essa, que, aliadas ao trabalho do nosso time, valorizam o tempo dos nossos clientes”, disse.

Anac Gol Linhas Aéreas aeroporto de Guarulhos aviação brasileira Eficiência operacional redução de tempo de voo certificação A-RNP procedimentos de navegação

Leia também

Plano de recuperação da Gol é aprovado nos EUA
Gol capta US$ 1,9 bilhão para concluir saída da recuperação judicial