A iniciativa para compensação de SAF da Gol, em parceria com a Vibra, é a primeira do Brasil
Por Marcel Cardoso Publicado em 20/06/2024, às 09h09
A Gol Linhas Aéreas anunciou ontem (19), em parceria com o fornecedor de combustível Vibra, o primeiro programa de compensação de combustível sustentável de aviação, o SAF, com o sistema Book & Claim no Brasil.
O piloto faz parte do Project Runway, uma iniciativa da empresa holandesa SkyNRG. O projeto apoia a companhia na redução de 180 toneladas de emissões de CO2 por meio de reivindicações de SAF. Segundo a companhia aérea, ele garante tanto os requisitos de sustentabilidade quanto de rastreabilidade, para uma operação robusta e com credibilidade, no processo de descarbonização da aviação.
“O projeto piloto do Book & Claim, anunciado pela Companhia em agosto de 2023 de forma inédita no Brasil, amadureceu e agora se concretiza. É um novo e importante passo em prol da sustentabilidade e que manterá a Gol no pioneirismo das iniciativas ligadas ao meio ambiente na América Latina”, disse Eduardo Calderon, diretor do Centro de Controle Operacional (CCO) e Engenharia da Gol.
Por sua vez, Juliano Prado, vice-presidente executivo Comercial B2B e Aviação da Vibra, disse que “a partir de várias iniciativas e parcerias como essa, a Vibra busca ser a grande líder e viabilizadora de uma aviação mais sustentável no Brasil por meio do SAF. contribuindo significativamente para os esforços globais de combate às mudanças climáticas”.
No último dia do Energy Summit, encontro sobre transição energética, ontem (19), no Rio de Janeiro, Gilberto Peralta, presidente da Airbus Brasil, disse que a macaúba, uma palmeira nativa brasileira resistente à seca, é uma fonte promissora para a produção de combustível sustentável de aviação.
Segundo ele, essa planta pode se tornar um diferencial para o Brasil na busca por alternativas sustentáveis no setor aéreo.