Gol encerra operações em Fernando de Noronha

Com restrições impostas nas operações de aeronaves à reação, Gol fecha base de Fernando de Noronha

Por Wesley Lichmann Publicado em 16/03/2023, às 11h33

Gol operava na ilha pernambucana com aeronaves da família Boeing 737 - Luís Neves

A Gol Linhas Aéreas fechou na segunda-feira (13), a base de Fernando de Noronha e demitiu os cinco funcionários que ainda trabalhavam na ilha. A companhia não opera no arquipélago desde outubro do ano passado, quando a Agência de Aviação Civil (ANAC) publicou uma medida cautelar proibindo as operações de aeronaves à reação no aeroporto.

A medida preventiva foi adotada em razão das condições operacionais da pista, que apresenta degradação de trechos do asfalto, impossibilitando pousos e decolagens de aeronaves turbojato.

Segundo a ANAC, desde 2019 as irregularidades na pista são registradas. Um plano de recuperação foi apresentado, mas até setembro de 2022, o operador do aeródromo ainda não havia realizado a restauração do pavimento, apenas intervenções paliativas.

Os serviços de revitalização da pista do aeroporto de Fernando de Noronha são de responsabilidade do governo estadual. No ano passado, a gestão anterior informou que as obras seriam executadas no prazo de até um ano, com previsão de entrega no último trimestre de 2023.

Com a restrição, a Gol ficou impossibilitada de realizar seus voos regulares para o arquipélago pernambucano, já que sua frota é composta exclusivamente por aeronaves turbojato Boeing 737.

Na data da publicação da normativa, a Gol comunicou que só retornaria suas operações após a conclusão das obras e consequente autorização da agência reguladora, que garantiriam a segurança de seus passageiros, tripulantes e operações aéreas.

Gol oferecerá voos para Fernando de Noronha em parceria com a Voepass, que opera com as aeronaves ATR 72.

 

Sem operação com aeronaves próprias, a companhia atende a ilha por meio da parceria com a Voepass, que serve a ilha desde o último mês de janeiro. Os voos com origem em Recife são realizados duas vezes por dia com os ATR 72 configurados para até 68 passageiros.

Além da Voepass, a Azul também disponibiliza a ligação direta entre Fernando de Noronha e a capital pernambucana. A companhia oferece seis frequências diárias entre Recife e o arquipélago. O serviço é operado com aeronaves ATR 72-600.

A Azul foi outra empressa afetada pelos problemas identificados na pista principal do aerodrómo de Fernando de Noronha, já que os voos para Recife e a nova rota para Congonhas, em São Paulo, eram realizadas com aviões da Embraer, incluindo a mais recente versão da família E-jet, o E195-E2.

Até a presente data, nenhuma intervenção necessária foi concluída para a segurança das operações com aeronaves turbofan em Fernando de Noronha.

 

Azul Gol Voepass ATR Gol Linhas Aéreas Obras Fernando de Noronha Pernambuco ATR 72 Pista FEN G3 Pavimento

Leia também

Gol aumenta oferta de voos no Rio Grande do Sul
Gol planeja encerrar o ano com 53 aeronaves 737 MAX