Último Boeing 737-800 sem winglets da Gol é aposentado

A Gol Linhas Aéreas aposentou o último Boeing 737-800 sem winglets de sua frota

Por Marcel Cardoso Publicado em 03/02/2026, às 20h45

Aeronave foi retirada de operação e seguiu para os Estados Unidos, onde será desmontada - Guilherme Amâncio

A Gol Linhas Aéreas retirou de operação, na última quinta-feira (29), o último Boeing 737-800 de sua frota configurado sem winglets nas asas.

A aeronave, de matrícula PR-GZW, deixou o Brasil durante a madrugada e pousou no aeroporto de Greenwood, no estado do Mississippi, nos Estados Unidos, na tarde do mesmo dia, e será desmontada.

Histórico

O PR-GZW realizou seu primeiro voo comercial há quase duas décadas e integrava a frota da Gol desde janeiro de 2020. Agora, somente alguns de seus 737-700 estão sem os equipamentos.

A importância dos winglets

Os winglets são extensões aerodinâmicas instaladas nas pontas das asas, geralmente em formato vertical ou inclinado. Essas estruturas podem aumentar a eficiência de combustível em até 5%, além de melhorar a taxa de subida e ampliar o alcance das aeronaves. Apesar do acréscimo de peso, o ganho operacional compensa, tornando os voos mais econômicos e eficientes.

Boeing 737 com adesivo dos 25 anos da Gol já está voando

Depois de ter sido apresentado pela Gol, no fim de janeiro, um de seus Boeing 737-800 que recebeu um adesivo especial alusivo aos 25 anos de operação da companhia aérea já está novamente em operação comercial.

A aeronave de matrícula PR-GUX, na frota desde 2013, foi a escolhida para receber a identidade visual da campanha institucional de aniversário. Ela integra um conjunto mais amplo de iniciativas previstas para 2026, incluindo ações institucionais, parcerias e projetos voltados à valorização de sua história e posicionamento no mercado. 

aviação comercial Gol Linhas Aéreas Boeing 737-800 Winglets aviação brasileira eficiência de combustível jatos de corredor único frota da GOL

Leia também

Gol apresenta Boeing 737 comemorativo pelos 25 anos
Gol já está voando de Florianópolis para novos destinos argentinos