CMA CGM Air Cargo já possui quatro A330-200 destinados ao transporte de cargas
Marcel Cardoso Publicado em 20/12/2021, às 08h55 - Atualizado às 10h30
Pedido ampliará a frota atual do grupo fracês para nove aeronaves | Foto: Airbus/Divulgação
A CMA CGM Air Cargo, empresa francesa especializada em transporte de contêineres, encomendou quatro Airbus A350F (cargueiros). O anúncio feito pelo fabricante europeu hoje (20) e amplia ainda mais a presença do novo cargueiro na lista de pedidos de diversas empresas aéreas no mundo.
Com o pedido, o número de aviões na frota da CMA CGM Air Cargo subirá para nove, incluindo quatro A330-200F e uma outra unidade do mesmo modelo que está em vias de ser convertida.
Confins espera fechar 2021 com fluxo de sete milhões de passageiros
Na última semana, a Singapore Airlines e a Air France encomendaram um total de onze aviões cargueiros do novo modelo da Airbus, em um movimento que visa renovar as frotas atuais, compostas por aviões da Boeing. Todas elas, incluindo a da CMA, começam a ser entregues em 2025.
A versão cargueira do A350 terá capacidade para até 109 toneladas e possui uma grande porta de carga do convés principal e um comprimento de fuselagem otimizado. Segundo a Airbus, mais de 70% da estrutura será feita de materiais avançados, resultando em um peso de decolagem 30 toneladas mais leve e gerando uma queima de combustível pelo menos 20% menor em relação ao Boeing 767F.
A Airbus visa ingressar no segmento cargueiro de aeronaves novas, o único mercado que ainda não tem uma participação expressiva. A última initicativa, com o A330F, obteve um desempenho modesto, ainda longe da capacidade da Boeing, que tradicionalmente é líder no setor de aviões cargueiros novos.