Garmin lança novo conjunto de aviônicos

O novo Garmin G3000 Prime foi certificado nos EUA e permite maior conectividade e automação

Por Marcel Cardoso Publicado em 17/10/2024, às 08h18

O Garmin G3000 Prime foi projetado para aeronaves militares e o mercado de mobilidade aérea avançada - Garmin

A Garmin anunciou na última quinta-feira (16), o lançamento do G3000 Prime, seu mais novo painel de voo integrado, que foi projetado para aeronaves militares e o mercado de mobilidade aérea avançada.

O sistema foi certificado pela agência federal de aviação dos Estados Unidos com a designação TSO. O conjunto de aviônicos foi desenvolvido com um sistema totalmente touchscreen e uma arquitetura de sistema aberta e flexível, que se adapta a diferentes mercados de aviação. Além disso, o painel oferece maior conectividade e automação para reduzir a carga de trabalho do piloto.

O G3000 Prime é equipado com telas touchscreen primárias de quatorze polegadas, que oferecem maior memória e conectividade gigabit, melhorando o desempenho geral do sistema. Segundo a Garmin, os novos processadores multicore dobram a capacidade de processamento em relação aos modelos anteriores, proporcionando atualizações mais rápidas e maior fluidez nas animações.


O painel também conta com unidades de exibição secundárias (SDU) de sete polegadas, que possuem um aumento de 40% na área de exibição em comparação com os modelos anteriores. Elas podem atuar como instrumentos de voo de reserva em determinadas aeronaves, eliminando a necessidade de instrumentos dedicados no painel.

Outro destaque do é sua interface multitouch, que permite até dez toques simultâneos na tela. Isso possibilita que o piloto e o copiloto operem o sistema ao mesmo tempo, além de permitir estabilização manual para comandos mais precisos durante o voo.

O sistema conta com janelas de voo primárias (PFW) e multifuncionais (MFW), que permitem alternar entre visualizações em tela cheia ou dividida. Há também barras de acesso rápido para aplicativos como mapas, clima, tráfego aéreo e gráficos de voo, além de opções predefinidas que permitem configurar todas as telas com um único comando, de acordo com a fase do voo.

O painel de voo G3000 Prime oferece ferramentas aprimoradas de gerenciamento de voo, como o "Plano de Voo Modificado", que exibe mudanças gráficas lado a lado nas telas principais e secundárias. O sistema também oferece o "Função de Retorno de Emergência", que simplifica a resposta do piloto em emergências logo após a decolagem.

Entre as inovações de segurança, há a disponibilidade de tecnologias de automação, como listas de verificação inteligentes vinculadas ao sistema de alerta da tripulação (CAS). Quando uma mensagem de alerta é emitida, o piloto pode abrir a lista de verificação apropriada com um toque na tela.

Há ainda várias opções de conectividade, como Wi-Fi, LTE, Bluetooth, SiriusXM e serviços de satélite Connext. O sistema também é compatível com o PlaneSync, uma solução de gerenciamento de aeronaves que permite atualizações automáticas de banco de dados e controle remoto de status de combustível e sistemas por meio do aplicativo Garmin Pilot™.

Além disso, o sistema suporta a Comunicação de Dados entre Piloto e Controlador (CPDLC), oferecendo troca de mensagens com centros de controle de tráfego aéreo durante o voo.

Os fabricantes de aeronaves ficarão responsávels de anunciar os primeiros modelos a serem equipados com o novo painel.

tecnologias de cockpit Garmin G3000 Prime FAA certificação Garmin Prime Garmin aviação painel de voo Garmin sistemas de aviação avançada

Leia também

Textron nuncia atualização para o Citation Citation XLS+ e Gen 2
Líder Aviação realiza instalação do primeiro Garmin G5000 no Brasil