Atualização da aviônicos para o Citation CJ2 criada pela Cessna contempla suíte G600 TXi da Garmin
A Textron Aviation anunciou um novo pacote de atualização para a família Citation CJ2, incluindo uma nova suíte de aviônicos baseada na plataforma Garmin G600 TXi. O pacote amplia as capacidades do avião e oferece recursos de consciência situacional específicos do CJ2, como monitoramento de aproximação estabilizada e alerta de velocidades (V-Speeds) durante a decolagem.
A atualização para o Citation CJ2 contempla ainda o pacote TXi EIS, GTN 750Xi FMS/NAV/COMM e piloto automático digital GFC 600, além de recebem suporte direto da fábrica para manutenção e modificações.
É oferecido opcionalmente o radar meteorológico GWX 8000 StormOptix, datalink GDL 60 para o sistema de gerenciamento de aeronaves conectado PlaneSync, entre outros.
A Textron lembra por ser uma atualiazação oferecida pela própria Cessna, o trabalho conta com certificado OEM (Original Equipment Manufacturer), mantendo a integridade do sistema conforme o modelo de produção.
Clientes interessados no upgrade da suíte Garmin para o Citation CJ2 poderão instalar o pacote em qualquer centro de serviços da própria Textron Aviation ou em oficinas credenciadas ao redor do mundo.
O Cessna Citation C525A, conhecido como CJ2, é um jato de negócios leve para até nove passageiros. O avião possui alcance de 1.585 milhas náuticas (2.935 quilômetros) e fez seu primeiro voo em 1999. A Cessna produziu mais de duzentos CJ2 até 2006.
O primeiro cliente do CJ2 com o pacote de melhorias do cokcpit deverá ser Rod McDermott, proprietário e operador de longa data do Citation. Com uma média de seis viagens anuais conta a costa com o Citation CJ2, McDermott espera obter uma série de vantagens com a atualização, sobretudo em relação a consciência situacional, visto que na maioria das vezes voa single pilot. Morando no sul da Califórnia o empresário geralmente voa com seu CJ2 em viagens com distâncias médias entre 1.600 e 2.400 quilômetros.
“Ao trabalhar com a Garmin, eles estão dando ao CJ2 um nível de capacidade totalmente nova para operação com um único piloto.E o fato de a Textron Aviation apoiar atualizações para aeronaves que não estão mais em produção me deixa muito entusiasmado em trabalhar com esta empresa”, destacou McDermott.
Por Micael Rocha
Publicado em 10/04/2024, às 12h01
+lidas